sábado, 9 de agosto de 2008

Carpe Diem!...

Salve, Pessoal!

Me apresentando: eu sou o João Carlos, que o Edenilson teve a maluquice de convidar para contribuir com este Blog. Sou um Oficial Reformado dos Fuzileiros Navais, casado (30 anos, no último São João), tenho dois filhos, um neto e uma neta a caminho... Moro, atualmente, no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Sou maníaco por ciências (em particular a física), sou blogueiro e tenho uma língua que não cabe dentro da boca. Vocês vão ver, de vez em quando, alguém se referir a mim como "Meia-Noite", meu nick no MSN, que eu adotei muito tempo antes de saber o que era Umbanda e que "meu" Exú era o Cavaleiro da Meia Noite.

Chega de apresentações!... Não é sobre isso que eu vim falar.

O "latinório" que dá título a este post quer dizer: "Aproveite seu dia!" e ficou famoso por conta do escritor romano Horácio. No contexto completo, fica "aproveite este dia, porque pode não haver outro".

Você que é Umbandista vai estranhar se eu disser que esta vida é uma só?... Só que é!... Certo... Você já teve outras e, provavelmente, terá novas encarnações. Mesmo assim, esta vida é única. Você já teve outro corpo, outra nacionalidade, outra profissão (e, provavelmente, terá outros em vidas futuras). Mas este corpo, este indivíduo, você só é nesta vida. E, aí, eu lhe pergunto: e o que você está fazendo desta sua vida "única"?...

Quanto tempo você perde, nesta vida, em coisas que você não pode deixar de fazer, tais como comer, dormir, ir de um lugar a outro (se você morar em uma cidade grande, como eu, isso é um tempão...), atender aquele chato que discou o número errado e insiste em ligar de novo... E isso tudo se você não estiver em um emprego que você detesta, mas tem que manter porque precisa do dinheiro...

Sobra pouco para você mesmo(a), né?... E, aí, eu pergunto de novo: e o que você faz desse pouco tempo que lhe resta?... Procura aprender algo novo?... Procura discutir suas velhas idéias, para ver se alguém aparece com uma melhor?... Procura resolver seus problemas de relacionamento com aqueles que lhe são próximos?... E com os distantes?...

Você lê ou vê na TV, todo santo dia, que estão enchendo a Terra de lixo, que tem gente morrendo de fome, que a criminalidade está um horror, que o governo inventou uma nova maneira de botar a mão no seu bolso, que algum vivaldino encheu os bolsos com o dinheiro que o governo arrancou do seu, e toda a série de notícias que os jornais insistem em lhe impingir para lhe manter apavorado e comprar a próxima edição, ou lhe fazer assistir o próximo noticiário da TV (enquanto enchem seus ouvidos de anúncios que lhe dizem: gaste, gaste, GASTE!...). Mas minha pergunta é: e o que você tem feito a respeito disso?...

Você já tentou olhar, como se nunca tivesse passado por ali, antes, a rua onde você mora? Se lembrou de afivelar um sorriso na cara (mesmo que você seja um vascaíno, como eu...) e exibir aos outros uma expressão alegre? Já reparou no vaso de plantas que seu vizinho botou na janela? (Lembrou-se de elogiar?) Você costuma cumprimentar os outros com um "bom dia" ("tarde", "noite") com uma cara de quem realmente deseja que o dia seja bom? Você pede "por favor" que um subordinado ou atendente faça alguma coisa que você sabe bem que não é favor nenhum: é obrigação? Você agradece, depois, com um mero "muito obrigado" (embora saiba que quem é obrigado é o outro...)? Você diz ao motorista do ônibus "obrigado e boa viagem" (mesmo quando ele parou a quilômetros da calçada e longe do ponto que você queria)?

Hipocrisia?... É... Não deixa de ser... Mas o mundo seria bem melhor se todos se lembrassem de ser "hipócritas" sempre. Tem gente que chama isso de "boas maneiras". E isso está fazendo falta!

Meu filósofo grego preferido é Epicuro. E o ensinamento dele que eu acho mais importante é que sempre se deve buscar o prazer. Só que isso é, geralmente, interpretado da maneira errada. Confundem isso com hedonismo. O segredo, ensina Epicuro, não está em buscar prazeres extravagantes, custosos, nem viciosos. Está na apreciação das coisas pequenas e até rotineiras. É aquele negócio de não pensar no monte de louças sujas para lavar e, sim, na cozinha arrumada e na louça limpa que vai restar de seu serviço.

Isto remete aos chamados "Cinco princípios herméticos da felicidade" (atribuídos a Hermes Trimegistro):

  1. Só faça aquilo que você gosta.
  2. Se você não gosta, mas tem que fazer, tente mudar a situação.
  3. Se você não gosta, mas tem que fazer e não dá para mudar a situação, aceite.
  4. Se você não gosta, mas tem que fazer, não dá para mudar e não consegue aceitar, se conforme.
  5. Se você não gosta, tem que fazer, não pode mudar, não consegue aceitar, nem se conformar, procure ver a coisa sob um ponto de vista que torne a coisa aceitável.

(Você sempre tem a opção de não fazer nada disso e continuar infeliz...)

Eu já passei por diversas situações de risco iminente de vida e sei o quão frágil ela é... E, mesmo assim, muitas vezes insisto em ficar de mau humor, revoltado com algo que eu não concordo, mas não posso mudar, fico remoendo um tratamento injusto que tiveram para comigo, ou um "azar" desses que só acontece com o time do Vasco...

Só que eu sei que eu sou uma besta quadrada, e você, certamente, não é!...

Portanto, amigo, carpe diem!... Sorria e siga o Sol!... Deus não precisa de elogios e "protestos de elevada estima e consideração": Ele fica muito mais contente quando suas criaturas ficam contentes com a Criação dele (mesmo que esqueçam de agradecer...)

E - se lembre sempre - esta vida é única!... Você nunca mais vai vivê-la de novo. Aproveite enquanto você a tem. (E não se esqueça: aprecie, com moderação...)

Dixit.

Um comentário:

Edenilson Francisco disse...

Definitavemente a Dona Onça e vc João Carlos são almas gêmeas (ainda bem que eu fiquei com a parte feminina desta alma andrógina, rsrsrsrsrs). Toda vez que piso no tomate e quase sempre, ela me lembra com outras palavras, porém com o mesmo objetivo que tudo o que não temos é tempo e como diz o Mestre; "Matamos o tempo, mas é ele que nos enterra" Machado de Assis. Carpe Diem! ou então vá chorar na cama de pregos que é fica num lugar bem quente lá embaixo.