quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Santuário Nacional de Umbanda - Um pedido de SOS

Caro irmão em Oxalá

Devido à arbitrariedade do fechamento da Estrada do Montanhão pelo Ministério Público de Meio-Ambiente de Santo André ferindo o direito constitucional dos cidadãos do Bairro Baraldi de ir e vir informamos que, em  solidariedade aos usuários e moradores da Estrada do Montanhão,

O SANTUÁRIO NACIONAL DA UMBANDA

ESTARÁ EM RECESSO DO DIA 20 DE DEZEMBRO DE 2.011

ATÉ O DIA 13 DE JANEIRO DE 2.012

reabertura será no dia 14 de Janeiro de 2.012 para a Festa a Oxosse.

Com o pretexto de proteger uma área em Santo André, através de uma ação do Ministério Público, rasgaram uma estrada de 112 anos de existência que serviu aos que desciam à Serra do Mar na época do Império;  quebraram a canalização dos córregos expondo a área aos mosquitos da dengue;  lacraram o aceso a metros de fiação de luz e telefone impedindo sua manutenção e ameaçando os moradores à falta de energia elétrica e comunicação telefônica;  isolaram 200 famílias regularmente instaladas impedindo a circulação da única linha de ônibus local, bem como o acesso dos ônibus escolares impedindo-os de chegar ao trabalho, às escolas e aos Postos de Saúde, além de isolar completamente o único espaço ecológico da região utilizado para rituais de origem africana.

Em nome do meio-ambiente, o órgão que deveria protegê-lo:
  • Sangra a terra,
  • Desdenha a água;
  • Coloca em risco a saúde da população;
  • Fere o direito constitucional de o cidadão ir e vir;
  • Comete crime religioso quando impede que todos seus praticantes de chegarem ao seu local de culto. 

Há mais de quarenta anos esse espaço (antes devastado) vem sendo reflorestado pela comunidade umbandista para a prática de seus rituais num local idealizado para esse fim.

O  Art. 5º, VI da Constituição da República Federativa do Brasil:

Estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

O artigo 19, I,
Veda aos Estados, Municípios, à União e ao Distrito Federal o estabelecimento de cultos religiosos ou igrejas, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.

Breve relato:
No dia 15 de dezembro de 2.011 a Juíza Ana Lúcia Xavier Goldman da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Santo André assinou pelo fechamento da estrada.  Infelizmente não teve tempo de analisar calma e adequadamente do caso e suas implicações, pois, só pode ouvir uma versão dos fatos, ou seja, a versão do Promotor Público de Santo André  Luiz Saikali.

Durante esse período de recesso o SANTUÁRIO estará disponível nos endereços:
http://www.santuariodaumbanda.com.br                          /                       federacaoabc@terra.com.br

Somos homens e mulheres de paz, de amor e da caridade.  Durante esse período trabalharemos para que essa situação seja revertida,  a paz volte a reinar e a natureza possa seguir seu curso divino.

O meio-ambiente faz parte de nossa religião e não vamos deixar que ninguém, ninguém mesmo, nos imagine transparentes porque nosso Templo é o Universo, nosso Altar a Consciência.  Temos Deus por Imagem e nossa Lei é a Caridade.

Somos felizes, pois nossa Igreja é a Natureza
E isso... não poderão nos tirar!

Todos esses fatos ocorreram a tempo dos órgãos públicos competentes entrarem em recesso, mas, em janeiro:

  • Mande uma mensagem para o VereadorDeputado e Senador que você votou e solicite ajuda para a reabertura da ESTRADA HISTÓRICA DO MONTANHÃO;

  • Mande uma mensagem para a Prefeitura de Santo André, para o Prefeito, para os Vereadores e deixe claro seu descontentamento;

  • A partir do dia 09 de janeiro de 2.012 envie sua mensagem para a 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Santo André lamentando o ocorrido;

  • Vamos lembrá-los que estão matando um pedaço da História do Brasil, ignorando a liberdade de crença e violando o direito de acesso ao nosso local de culto.

Nunca poderemos esquecer que o espaço em se encontra o SANTUÁRIO NACIONAL DA UMBANDA era um local devastado pela Pedreira Montanhão e a selva nativa que hoje está por todo o parque só existe porque foi reflorestada pela família umbandista!
  
Para finalizar, gostaria de agradecer a todos que estiveram conosco por mais um ano nos bons e maus momentos, mas, sempre juntos. Encaminho anexo meu agradecimento e meu desejo de um Feliz Natal a todos vocês...

   Pai Ronaldo Linares
  O plantador de florestas 
     Vale dos Orixás                                                                                                                                                                                                                                                          
       F. U. G. ”ABC”           

3 comentários:

Mau disse...

Olá amigos, alguém sabe da situação atual disso? A estrada está aberta, o santuário está funcionando?
Dessde já obrigado!
Mauricio

Edenilson Francisco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edenilson Francisco disse...

Olá Maurício!

Sugiro que visite o site do Santuário para melhores informações, logo depois do ocorrido a situação foi resolvida.

http://www.santuariodaumbanda.com.br/


Paz e Luz!