segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

EXUMANIA.

Iniciando praticamente agora nossa participação no Blog de nosso amigo Edenilson, após trocas de idéias, resolvemos criar uma coluna que falará, a princípio mensalmente, sobre temas abertos em Comunidades do Orkut a respeito de Umbanda, Candomblé e Mediunidade, comentando os comentários, por assim dizer e analisando suas propostas. Como o que hoje chamam UMBANDA é na verdade um imenso apanhado de crenças e rituais e até mesmo doutrinas as mais variadas e por isso mesmo vemos, diuturnamente, as mais complexas discussões em torno de termos e vocábulos que para uns significam uma coisa, para outros outra e para outros mais outra ainda, vamos tentando, aos poucos e com muito tato, explicar onde e porque começam as discordâncias em alguns temas, de modo que com o desenrolar dos textos que aqui serão colocados, somente o acompanhamento de todos poderá levar à compreensão real de tudo o que se pretende repassar.

Antes ainda que leiam quaisquer de nossos textos é preciso que se diga que RACIOCÍNIO e MENTE ABERTA para isto são quesitos extremamente necessários, pois a defesa irracional e desmedida de qualquer princípio, apenas porque assim aprendemos e achamos que é como tem que ser, chama-se FANATISMO e isto não é positivo em qualquer crença já que nos bloqueia o raciocínio e nos impinge a aceitar somente o que aprendemos, na maior parte das vezes no "de boca em boca", tendo sofrido neste caminho, as mais diversas variações segundo as vontades dos que repassaram e dos que nos "ensinaram".

Achou alguma coisa que contradiz o que você aprendeu? Então pare, pense, repense, compare, chame lá de dentro de você mesmo uma coisa chamada RAZÃO e depois então monte sua própria conclusão.

Vamos ao nosso primeiro tema, já polêmico e desconcertante, a partir do momento em que por motivos de defesa do mito (até com certa razão) alguns passaram a criar defesas tão fantasiosas quanto contradicentes que, pelo que se observa, acabou criando um movimento que nós apelidamos de EXUMANIA.

Observemos, navegando pelas Comunidades de Umbanda que entre um, dois ou cinco temas diferentes, sempre temas semelhantes aparecem em seguida abordando quase sempre as mesmas perguntas:

Quem é Exu? Exu é diabo? Exu é Orixá? Exu faz o bem e o mal? Mata-se para exu na Umbanda? Exu dá e tira? Exu é catiço? Você mataria um bicho pra salvar uma vida humana?

Pode observar que os temas sobre Exus estão presentes sempre e em muito maior quantidade do que qualquer tema sobre Pretos Velhos, Caboclos, Crianças (esses sim os verdadeiros representantes da Umbanda no Brasil), sendo que esses três últimos, quando são evocados, pouquíssimas são as participações. Parece que até que conhecer-se sobre Exus é conhecer-se Umbanda!


Mas por que essa atração por Exus e Pomba giras? O que essas entidades trazem consigo que tanta curiosidade e ao mesmo tempo tantas controvérsias criam? Você mesmo vai chegar à sua conclusão ao final desta matéria. Mas leia-a por completo para que esta conclusão e outras mais não pequem pela ausência de subsídios razoáveis.

Vamos "começar do começo" (redundância forçada) observando que quando não existia Umbanda no Brasil (antes de 15 de novembro de 1908) já existiam Caboclos e Pretos velhos que baixavam nas já famosas "macumbas cariocas" que já eram, em síntese, uma mistura de cultos. Só que neste período "baixavam", SEM LEI, SEM DOUTRINA, SEM OBJETIVOS MAIORES que não fossem o atendimento a algumas necessidades humanas imediatas em sua maior parte e, principalmente sem que se importassem de estarem fazendo um bem para alguém e/ou fazendo um mal para outrem por decorrência, sendo a maioria dos mesmos que assim se apresentavam, usados pelos humanos, tanto para bons procedimentos quanto para demandas.

Tudo indica que ainda no Plano Astral já haviam entidades que se importavam com isto e, segundo a história da criação da UMBANDA, essas entidades não encontravam campo para suas atuações positivas no meios desses cultos desorganizados e sem lei e por isto precisavam se reunir em grupamentos com leis e objetivos bem discriminados, o que as levou a iniciarem um movimento Astral que culminou na Criação da UMBANDA anunciada pelo CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS.

Pois muito bem. Paralelamente e até concomitantemente, existiam grupamentos mediúnicos que lidavam com entidades que se apresentavam como Exus num outro movimento espiritual que recebeu o nome (apelido*) de QUIMBANDA. Nesses grupamentos a "magia" era totalmente voltada para objetivos materiais e imediatos, com tentativas de alcance de objetivos, fosse por que meios fossem, na base da força e através de espíritos bastante "materializados" e normalmente "marginalizados" que não se importavam com o que deveriam fazer - faziam desde que lhes fossem pagos certos "presentes", dentre os quais o sangue sacrifícial de bodes, galos e até bois.

Numa análise rápida e superficial porque não nos interessa entrar muito por esta porta, isto era a QUIMBANDA no período em que a UMBANDA aconteceu e estava se firmando e assim eram os EXUS que se conhecia então - espíritos marginais, SEM LEI, que faziam qualquer coisa por trocas e presentes, bem semelhantes (mas nem de longe iguais) ao que seria o tal do diabo das religiões católicas.

Calminha aí os EXUMANÍACOS, porque estamos falando de um passado que deve ser conhecido, até para que entendamos o que são os EXUS DE UMBANDA nos dias de hoje.

Continuando ... Essas entidades eram tão perigosas por sua total marginalidade frente à evolução e a qualquer tipo de LEI ou DOUTRINA, que eram temidas, sabendo-se até mesmo de locais em que os médiuns eram acorrentados à parede, tal era o grau de selvageria e agressividade que lhes era peculiar quando "montados" por seus Exus.


É preciso que se explique bem e LOGO AQUI, que o termo KIUMBA, hoje tão usado, foi criado muito recentemente, na década de 60, se não me engano, pelo finado W.W. da Matta e Silva, no intento de diferenciar os Exus que já estavam vindo na Umbanda, dos Exus que ainda se mantinham SEM LEI, mas que esse termo é reconhecido apenas por nós - é uma classificação NOSSA - porque você nunca viu ou ouviu e nem ouvirá ou verá, qualquer entidade que se apresente selvagemente numa gira de desobsessão ou descarrego se apresentando como KIUMBA "X", KIUMBA "Y" e daí por diante. E se viu ou ouviu pode estar certo de que foi O MÉDIUM FALANDO PELA ENTIDADE e não esta em verdade!

Se voltarmos ao início da VERDADEIRA UMBANDA (a que foi criada em 1908 porque o que havia antes era qualquer coisa menos UMBANDA), um culto com claros objetivos de EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DELES E NOSSA, ATRAVÉS DA CARIDADE, veremos até que Exus não eram permitidos a não ser em casos muito especiais e sempre sob comando de entidades espirituais que já tinham condições de serem UMBANDISTAS, o que não os impedia de tentarem ir se aproximando desse NOVO CULTO, como AUXILIARES, ao mesmo tempo em que iam aprendendo com os mais evoluídos (MAIS CONSCIENTES DAS "NOVAS" VERDADES ESPIRITUAIS) novas formas de comportamento e de visão da espiritualidade inclusive, tudo muito diferente do que conheciam nos grupamentos QUIMBANDISTAS de onde eram provenientes.

Também paralelamente ao MOVIMENTO UMBANDISTA ORIGINAL desenvolviam-se outros grupamentos mediúnicos mais abertos (se podemos dizer assim), menos rígidos nos controles às entidades e que passaram a se auto-rotular de Umbandas, APÓS TEREM CONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DESSE CULTO, já que viram esse "direito" no fato de também darem passagem a Pretos Velhos e Caboclos (e só por isto já que as doutrinas e ritualísticas eram totalmente diferentes).

Esses, talvez por suas raízes africanas e o reconhecimento de um "orixá" de nome Exu em suas hostes, foram mais condescendentes em relação à participação dos Exus CATIÇOS (humanos desencarnados e não orixás) em seus terreiros, o que veio a confundir muito, nos dias de hoje, quando se tenta descobrir se os Exus sempre estiveram presentes na Umbanda ou se não!

A resposta certa para essa dúvida é NÃO! As falanges de Exus não faziam parte das falanges ou grupamentos espírituais que deram início à Umbanda Original no Brasil e sim de alguns cultos que se agregaram e se auto-rotularam UMBANDAS já no período em que ela ia crescendo em número de Tendas e ia se alastrando naquela velha forma deteriorante do "de boca em boca". Lembremo-nos que nessa época, nem o rádio existia no Brasil e jornais, uns poucos que muito certamente não contribuiriam com a divulgação de outro culto que não fosse o catolicismo, religião dominante nesse período. Foi somente em 1933 que foram publicados os primeiros artigos sobre Umbanda, escritos por Leal de Souza sob o título: "O Espiritismo e as Sete Linhas de Umbanda", mas quando vieram a público já haviam se criado muitas outras Umbandas, incluindo-se aí a criada pelo Caboclo Mirim, que em fundamentos e ritualística, muito já diferia do que fora proposto antes, exceto em seus objetivos principais (isto não é uma crítica e sim uma constatação e fatos).


Pois muito bem, o fato é que algumas entidades que pertenciam à Quimbanda em suas formas de Exus, foram, ao longo do tempo, adentrando às mais diversas Umbandas que se criaram então e, quando elas eram UMBANDAS DE VERDADE (as que mantinham o lema de trabalhar com espíritos para a caridade e a conseqüente evolução destes) eram doutrinados (recebiam controle e orientação sobre seus comportamentos e determinações sobre o que poderiam ou não poderiam fazer) e recebiam o título de "Exus Batizados na Lei de Umbanda" (batizados = iniciados na Lei) ou simplesmente "BATIZADOS" e, ao longo do tempo, eram considerados "COROADOS" aqueles espíritos que já tinham dado provas de que tinham aprendido a trabalhar segundo as Leis de Umbanda e nos quais se podia confiar como verdadeiros amigos.

Na fase anterior à de "BATIZADOS" recebiam o título de EXUS PAGÃOS, que seria o que hoje chamamos de KIUMBAS. Mas perceba bem que todos esses "títulos" lhes era dado por nós, os encarnados, porque eles todos sempre se apresentraram (e se apresentam ainda hoje) como Exus, fossem pagãos, batizados ou coroados.

Em Terreiros de UMBANDA DE VERDADE (pouco importando aí a raíz doutrinária desta Umbanda, se africana, kardequizada, católica, etc.), quando Exu chegava era para TRABALHAR e sempre, como já disse, sob controle de entidades Chefes de Terreiro (Caboclos ou Pretos Velhos) que inclusive, em muitos casos, mesmo nas giras a eles dedicadas (quando existiam) mantinham-se em terra e determinavam qual Exu poderia falar com o público, qual não estava ainda preparado, o que poderiam fazer ou não e depois, na hora certa, os mandavam "subir".

Por que eu usei o termo UMBANDA DE VERDADE? Porque ja haviam muitos Terreiros em que os Exus chegavam e, por suas capacidades de envolvimento psicológico, sempre com boas conversas, elogios aqui e ali, um abraço, um trabalhinho de auxílio muito bem feito acolá, iam paulatinamente, impondo seus rítmos e formas de trabalho a ponto de alguns Terreiros que continuaram se dizendo "de Umbanda" irem aumentando o número de Giras de Exus, diminuindo as de Pretos Velhos e Caboclos e chegarem a passar o COMANDO GERAL DE SUAS GIRAS a esses mesmos que deveriam estar ali para aprenderem com espíritos de maior conhecimento e evolução.


O que mais acontecia (e acontece até hoje) é que os ESPÍRITOS EXUS que assim procediam, vistos pelo prisma da UMBANDA DE VERDADE, não eram sequer COROADOS - no máximo BATIZADOS e com algum conhecimento dos princípios e objetivos Umbandistas, INDEPENDENTE do conhecimento que tinham sobre como desmanchar trabalhos ou fazê-los, sobre como influenciar o mental de pessoas sempre carentes, como incitar-lhes a FÉ neles mesmos (tudo aprendido ainda pelos lados da Quimbanda) e, como eram no máximo "BATIZADOS" mas não CONFIRMADOS (ou COROADOS) na Lei de Umbanda, continuavam, embora em menor escala, tanto ajudando quanto atrapalhando a vida alheia, como em casos, em que se criavam DEMANDAS entre Terreiros (não querem saber a verdade?), por exemplo, sempre comandadas pelo "Exu Tal" ou a "Pomba Gira Qual" que a exemplo dos "deuses" mitológicos, inclusive o bíblico Jeová em épocas mais remotas, eram invocados para guiarem seus "filhos de fé" contra outros "filhos de fé".

E como eu posso afirmar que esses Exus não eram CONFIRMADOS ou COROADOS?
O simples fato de saberem ser ESPÍRITOS AUXILIARES (que deveriam estar aprendendo mais) e envolverem os encarnados mais ingênuos até o ponto de lhes ser concedida a Chefia do Terreiro já nos demonstra isto, pois Exu COROADO (hoje também chamado GUARDIÃO) tem que saber muito bem o seu lugar dentro da UMBANDA e BATER CABEÇA para Pretos Velhos e Caboclos e nunca tentar fazer com que esses valores se invertam, porque aí o Terreiro já virou de QUIMBANDA, ainda que insistam em chamá-lo de "Umbanda" - verdade dura para muitos, eu sei. Mas VERDADE PURA!


Pois muito bem. Por toda essa história (que ainda foi muito superficial) dos Exus que vieram das Quimbandas, somando-se às lendas (itans) sobre o "Exu Orixá" dos cultos Nagôs que também auferiam a esse mito personalizado comportamentos nada adequados à civilização e ao que a sociedade compreendia e compreende como correto, tanto o "Exu Orixá" dos cultos afro, quanto o "Exu Catiço" das Quimbandas e Umbandas, foram assemelhados à figura também mitológica do diabo católico ... inclusive pelos próprios quimbandistas e muitos umbandistas (outra verdade dura) que parecem ter adorado usar essa imagens diabólicas que o comércio criou como de Exus em suas firmezas, tronqueiras, etc., o que corroborou ainda mais para a crença de que "EXU É O PRÓPRIO DIABO", crença esta que perdura e é incentivada e até aclamada por certos segmentos de certas ... "igrejas".

Com o ataque direto dessas "certas igrejas" ao mito Exu que se acentuou mais recentemente (desde a década de 70), impondo-lhes a culpa de todos os males da humanidade (Oh, Céus!), aconteceu uma reação por parte dos que vou chamar espiritualistas, exatamente em defesa do mito, o que seria até apreciável se esse movimento contra não extrapolasse e não começasse a atingir níveis fantasiosos e fanatizantes que, muito mais do que apenas defenderem e demonstrarem as incoerências, exageram e chegam a creditar a Exu (que em vários textos são confundidos - "Exu Orixá"/"Exu Catiço") até comandos da Natureza que nem aos ditos Orixás são dados. Em resumo, estão tentando, em muitas vezes, desqualificar as afirmações de que "Exu é o diabo" através de afirmações desprovidas de fundamento (por não conhecerem a verdadeira essência das falanges de Exus) e fantasias oníricas criadas por suas próprias mentes ou até mesmo por algum Exu apenas batizado que os acompanhe, intua e que se regozije com esses "NOVOS ATRIBUTOS" que estão usando para enaltecê-lo(s), ou seja, muita incoerência para combater incoerências.

E mais incoerências ainda vemos, quando no meio desses mesmos que afirmam que EXU NÃO É O DIABO, há os que ainda mantém em suas tronqueiras e até em um certos lugares que não pretendo citar agora, onde lhes vão render homenagens diversos Terreiros, AS MESMAS IMAGENS DEMONÍACAS criadas há dezenas de anos atrás para representarem quem...? OS EXUS!

A mania de Exus (ou EXUMANIA) vem crescendo tanto em função dessas "maravilhas" que agora lhes estão creditando, que encontramos até pessoas que deveriam ser mais espertas pelo nível cultural que demonstram, mas que são capazes de afirmar, com todas as letras, que os Exus são entidades em evolução (até aí tudo bem) em nível até superior ao dos Pretos e Caboclos, o que só pode acontecer ou ser verdade se os Pretos e Caboclos a que se referem forem tão Exus quanto os que, mais honestamente, se apresentam como tal - mais uma verdade dura que muitos insistem em não ver - fato este muito comum nas Quimbandas (mesmo as que se rotulam de umbandas), onde quem manda é Exu.

O pouco conhecimento sobre a essência das falanges de Exus (e os excessos de fantasias e "mistérios" que se divulgam) faz com que alguns afirmem (ora vejam só) que estando frente a frente com um Tranca Ruas, por exemplo, logicamante estão frente a um guardião, o que pode ser a maior das inverdades. Esquecem-se (ou nunca souberam pela pouca informação que têm nesse sentido) que os Exus batizados e os pagãos (kiumbas) também se apresentam com os mesmos nomes (Tranca Ruas, Tiriri, Marabô, etc), não sendo o nome de falange qualquer segurança que garanta estar-se falando com um coroado.

E aí ... como Exu virou chamariz até mesmo para giras de terreiros que pretendem medir seus potenciais pelo número de assistentes que lota suas dependências (pobres cegos, guias de cegos), pipocam no mercado, além das imagens diabólicas que demonstram que Exu não é diabo(?), cursos e mais cursos sobre "o mistério" Exu, que só virou mistério mesmo pra incentivar a curiosidade dos iniciantes.

Há pouco tivemos acesso a um texto de um certo autor que diz ter psicografado u'a mensagem de um certo Exu que, entre outros exagêros, chega a afirmar em um trecho de "sua fala": "Eu sou movimento. Não sou as ondas do mar, mas eu as faço movimentar-se...Não sou as estrelas na abóbada celeste, mas meu movimento faz a sua luz chegar até as retinas humanas...Não sou o ar que perpassa as folhas, mas as suas moléculas e partículas atômicas são mantidas em coesão e movimentadas pela minha força...."


Sem pretender "espichar assunto", só pela possibilidade de uma ENTIDADE (UM ESPÍRITO como qualquer outro) ter tentado sugerir as possibilidades acima, já poderíamos dispensar até "DEUS" de seus atributos, já que se as partículas atômicas são mantidas em coesão pela força de UM ESPÍRITO ( o tal "Exu" psicógrafo), provavelmente também foi ele quem criou e mantém o Universo.

Mais incrível ainda do que o fato de um Exu poder ter dito isto realmente
(afinal seria um Exu, envolvente como a maioria deles, não se sabendo se pagão ou batizado, porque um coroado não cometeria este desatino), é o fato de as pessoas que leram não perceberem a incoerência (esta e outras). Isso se deve especificamente ao grau de envolvimento e encantamento que adquiriram, tanto com essa entidades quanto com as fantasias que se criam diuturnamente sobre "seus poderes", "suas forças", "seus direitos de julgar e penalizar" e um outro tanto de lendas que alardeiam por aí afora.


O que a EXUMANIA está criando?

Seguidores encantados, embevecidos por lendas e fanatizados que, além de não compreenderem as verdadeiras funções dos Exus na UMBANDA (provavelmente porque quem lhes ensinou também não sabia), ainda acham que, apenas por estarem freqüentando este ou aquele grupamento espiritual, o Exu que aparece por meio de suas mediunidades TEM QUE SER UM COROADO! Mas nem querem saber que foram muito e muitos antes deles que assim pensando, hoje PAGAM DÍZIMOS por terem tido suas vidas viradas "de ponta cabeça".

Hoje (como antes também) vemos alguns ditos "umbandistas" que acreditam que todo espírito que vem na banda é de Umbanda e, portanto, é um ILUMINADO.

Mas se são, pergunto eu, porque teriam que EVOLUIR através da CARIDADE, se vemos claramente que os que não mais precisam são poucos, pouco vêm nas bandas e quando vêm têm comportamentos totalmente diferentes da grande maioria? Será que nossos Terreiros são mesmo esse "chão de estrelas" que muitos julgam ser? Ou serão verdadeiramente "TRAMPOLINS" PARA A EVOLUÇÃO ATRAVÉS DA PRÁTICA DA CARIDADE?

E mais: Será que os "iluminados" têm mesmo que ficar alardeando "suas luzes" e "poderes" (ou pseudo-poderes) como o fito de impressionar as mentes mais necessitadas de tantas fantasias?

O que a EXUMANIA está criando?


"Experts" em Exus e ignorantes em Pretos Velhos, Caboclos, Crianças que volto a afirmar NÃO SÃO ERÊS, mesmo que muitos assim os chamem. E prova disto está na quantidade de tópicos que se abrem sobre Exus, sempre com participações maciças em todas as comunidades do Orkut, por exemplo, e quase nenhuma sobre Pretos Velhos, Caboclos ... E mesmo quando são abertos, muito poucos são os que se aventuram a dar seus pitacos.

Por que?

Em primeiro lugar pelo fato dessas entidades não serem tão "envolventes" (tão malandras, em outras palavras) e sim, muito mais sérias em seus comportamentos e ensinamentos - isso não agrada a todos!

Em segundo lugar, que acaba sendo uma decorrência do primeiro, a essas entidades quase não se homenageiam com lendas e pseudo-poderes magísticos, já que aprenderam a trabalhar "na surdina" e sem alardes. São apenas os trabalhadores sérios que não se coadunam com determinados tipos de comportamentos e "idéias", não os incitam e até os combatem quando necessário (estou falando de Caboclos e Pretos Velhos DE LEI e não os que são tão Exus quanto qualquer outro e como eles agem).

Por não serem tão "envolventes" quanto os Exus; por não haver nenhuma lenda que os coloque como "agentes controladores da Natureza e até do universo" (como no caso do "Exu" citado antes); por não poderem ser confundidos quase que sempre com o MITO EXU ORIXÁ dos Candomblés porque são reconhecidamente ESPÍRITOS (o que o pessoal parece não querer ver no caso de Exus); porque são sérios demais em suas determinações ainda que pratiquem um sorrizinho aqui e outro ali, naturalmente não despertam tanta curiosidade na aprendizagem do que gostariam e poderiam ensinar, o que se pode perceber claramente ao visitarmos Terreiros e observarmos a diferença de quantidade de PÚBLICO E DE MÉDIUNS que freqüentam Giras de Exus e Giras de Velhos e Caboclos numa grande maioria de Terreiros.

Ainda "girando" pelas Comunidades, vemos aqui e ali o uso daquela velha "frase clichê", o tal de "Orai e Vigiai". Mas o que estamos observando, tendo como um dos exemplos essa EXUMANIA, não é bem isto não - o VIGIAI está muito longe de ser compreendido!


A propósito. Você que nos lê, já observou como cresce o número de "EX"?

Entenda quem quiser e, principalmente quem PUDER!
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* APELIDO - usei essa classificação para o nome dado (QUIMBANDA) porque há um culto de KIMBANDA (este com "K" mesmo) que é legitimamente africano e deveria ser um culto onde seus cabeças (os embandas) seriam tipo "feiticeiros do bem" e que atuariam em curas espirituais, por exemplo.

15 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Só faltou acrescentar a visão de Exu criada pelo próprio (e citado) Matta e Silva, talvez o grande "sementeiro" da Exumania, já que ele colocava as falanges de Exu como "correspondentes da esquerda" das falanges de Caboclos, Pretos Velhos e Crianças. Foi Matta e Silva, autor idolatrado por muitos, quem colocou os Exus como intermediários entre os homens (e também as entidades de Umbanda) e os elementais. Daí, se um Exu pode controlar uma Ondina, por exemplo, poderia, sim, controlar o movimentos das águas do mar, certo?... Mas parabéns pelo texto!

J.L.Tejo disse...

Acho oportuno lembrar, quanto à aparência dos Exus, a tese de que é preciso a adoção dessas formas "demoníacas", com nomes assustadores, para que se cause impacto e respeito nas áreas mais inferiores do astral onde os Exus atuariam.

Sabemos que respeito e impacto não se causam com a mera aparência, e sim com o exemplo, com a autoridade moral- mas a tese não chega a ser absurda.

No mais, achei o texto excelente, e assino em baixo de tudo que foi dito.

Unknown disse...

oi sou victor sou umbandista gostei muito do seu texto gostaria de saber a fonte.
agradeço des de ja

Victor disse...

Entendi o ponto de vista, e principalmente, o ponto de indignação. A mesma que eu sofri algumas vezes ao presenciar algumas pérolas. Esses exus pagãos, ou batizados, nunca havia ouvido falar, embora, de acordo com o texto, acho eu que tenha presenciado alguns durante minha curta vida. Achei o texto muito bom, embora ache que a maioria não terá discernimento ao lê-lo e provavelmente encarará como uma afronta. Um ponto que eu achei meio estranho foi o quando se falou em espíritos que estão em evolução, e que precisam da caridade para tal, acredito que para alguns exus isso se aplique, mas para PVS e Caboclos, não necessariamente. E se existem PVS e Caboclos tão Exus como alguns Exus, acho que o médium de trabalho abriu a porta pro lado errado... Achei alguns pontos um tanto "definitivos", e sou um pouco contra essa verdade toda que as vezes se coloca, até pq nossa religião sofre com a falta de codificação, e complica querermos dizer o que é ou não verdade... Mas tá valendo, adorei, e pretendo frequentar mais o blog.

Anônimo disse...

Achei o texto muito bom. Precisamos exercitar a reflexão sobre vários aspéctos de nossa Religião (UMBANDA). Concordo que a Umbanda nasceu com os Caboclos e Pretos-Velhos, no entanto, era de se esperar que outras entidades aproveitassem esse canal para também prestarem serviço(através do intercâmbio mediúnico na Umbanda). Já conhecia a "classificação" que utilizaste sobre os Exús. Assim como nós(os encarnados) estamos todos submetidos à Lei do Progresso, todos os desencarnados também estão. Reconheço a importância fundamental dos trabalhos de Exús e Pomba-Giras nos Rituais de Umbanda. Cada qual com suas funções e determinações. Tudo está submetido a Dinâmica. Nada é totalmente estático. Acredito em mudanças. Elas aconteceram e vão continuar a acontecer. Parabens pelo texto. Espero outros....
Rogério.'.

CLAUDIO ZEUS disse...

Agradecemos, de antemão, todas as colaborações e observações e, na medida do possível, comentaremos ou responderemos a todos.

Paulo Mauad

Concordo com você quanto à possibilidade quando diz: "Daí, se um Exu pode controlar uma Ondina, por exemplo, poderia, sim, controlar o movimentos das águas do mar, certo?"... Embora até mesmo essa afirmação seja fruto de uma GENERALIZAÇÃO que acaba por nos passar a idéia de que TODOS OS ESPÍRITOS EXUS são capazes dessa proeza quando sabemos que não é verdade e, neste caso, por ser uma AFIRMATIVA GENERALIZADA, no texto em questão, acaba por criar a fantasia de que: "Se eu receber um Exu ele vai poder controlar as águas do mar, dos rios" ...

Mas o exagêro supremo no texto (entre outros tantos de caráter claramente particular do médium) fica por conta desse período: "Não sou o ar que perpassa as folhas, mas as suas moléculas e partículas atômicas são mantidas em coesão e movimentadas pela minha força...."

Percebe-se aí o máximo do exagêro quanto às possibilidades de um Espírito Exu.

Que idéia isto nos passa? Além de nos lembrar a "velha idéia de que SEM EXU NÃO SE FAZ NADA" extrapola para a de que: SE EXU NÃO EXISTISSE, NEM NÓS EXISTIRÍAMOS,já que seria ele "quem mantém a coesão das partículas atômicas", percebe?

J.L. Tejo

Esse negócio de APARÊNCIAS ASSUMIDAS para esta ou aquela missão parece existir mesmo - não é uma tese tão absurda assim.

Mas uma coisa é assumirem aparências com alguma finalidade e outra seria afirmarem ou os representarem nessas formas.

Sabemos que até mesmo a aparência de Pretos Velhos e Caboclos, em muitas vezes são apenas aparências transitórias que alguns espíritos assumem em virtude do que se espera "ver" quando se está frente a um ou outro. Representá-los nessas aparências, no entanto, não macula suas existências, enquanto que a repesentação dessa característica (demoníaca) que alguns Exus assumem como se assim fossem na realidade e sempre, principalmente por pessoas que pregam não serem eles os diabos é o que cria uma incoerência brutal em minha opinião.

Victor

A fonte do texto sou eu mesmo. Se você encontrar outro igual por aí é porque já é CÓPIA.

ED

Essas denominações (pagão, batizado e coroado) são bem antigas e fundamentadas. A maioria do pessoal da Nova Era Umbandista passou por cima de informações que lhes seriam de grande importância para que compreendessem coisas simples que se tornaram "MISTÉRIOS", exatamente por isto.

"E se existem PVS e Caboclos tão Exus como alguns Exus, acho que o médium de trabalho abriu a porta pro lado errado..."

Ser ou Estar Preto Velho ou Caboclo (se apresentar como) também não determina grau evolutivo superior e nem que sejam Espíritos da Umbanda, a não ser que tenham sido considerados Entidades de Lei, não por nós, mas pela própria Espiritualidade, o que nos será transmitido em suas formas de se comportarem frente aos mais diversos problemas a eles apresentados.

Lembremo-os que muito antes da Umbanda existir a presença de espíritos nas características de P.V. e Caboclos já era fato nas MACUMBAS CARIOCAS, mas sem Leis ou Doutrinas, o que só veio a acontecer por ocasião do advento UMBANDA, acontecendo, no entanto, de até os dias de hoje ainda existirem muitas dessas mesmas entidades, nessas mesmas características e em diversos Terreiros que se dizem Umbandas que continuam a trabalhar SEM LEI ou DOUTRINA. Isso confunde, eu sei, quando tentamos separar o joio do trigo, e é por isto que desde muito cedo já se pregava que: UMBANDA É COISA SÉRIA PRA GENTE SÉRIA.

Quato aos pontos "definitivos", não sei bem a quais você estaria se referindo, de forma que não vou comentá-los por isto, certo?

Rogério Rendeiros

Legal que você já conhecia essas classificações para Exus (pagãos, batizados e coroados) mas como você pode ler acima, nem todos sabem disto. E quanto ao demais de seu comentário, concordo em gênero, número, grau e declinação

Jaguara Tata disse...

O que se escreveu a respeito é a mais pura verdade e não para por aí: isso tá dando trela pra outros tipos de "entidades" tomarem o lugar das verdadeiras entidades de umbanda, não vejo mais giras de caboclo, preto velho e cada vez mais aparecem "linhas": mendigos, malandros, sacerdotisas wicas e outras ddoenças espirituais que são alimentadas pelo próprio ego do médium, pela sua vaidade e outros inimigos INTERNOS que abrem passagem aos contrários que vem perturbar.

Anônimo disse...

Cláudio,

Gostaria de saber um pouco mais sobre a questão dos "Exus Coroados". Como saber? Eles trazem em seus pontos riscados? Existe alguma "obrigação" que, após feito, os reconhece como? Enfim, como identificar um exu batizado e um coroado?

Me perdoem a dúvida, mas é que já ouvi falar nos termos, mas nunca li algo mais a fundo.

Será que pode me ajudar a entender?

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria. Como meu pai de santo dizia eu sou a favor da Umbanda "feijão com arroz", ou seja, Umbanda sem invenções e modismo.
O que se vê hoje em muitos terreiros são mistificações e palhaçadas, visando lucro, dinheiro, enriquecimento, usando a fé e a ingenuidade de muitos irmãos que na maioria das vezes chegam até os terreiros em busca de conforto espiritual.

Edenilson Francisco disse...

Este comentário saiu noutro texto deste blog, por isso, estou reenviando-o para o texto correspondente.

Edenilson


Rogério disse...

Gostei do Texto. Está Coerente e sensato. Compreendo, hoje, a presença de Exú em nossos rituais como de fundamental importância e cooperação. Independente disso, concordo que a Umbanda Nasceu com os Pretos-Velhos e Caboclos. QA onde tem o ser humano, pode haver deturpações e ou acomodações de idéias. No entanto, isso não muda a ordem natural das coisas e as determinações de ordem espiritual. Conheço Terreios que, trabalham com os gardiões Exús, no entanto as imagens únicas e principais do Terreio é a de Jesus(Representando Oxalá) ao centro, de um Preto-velho à direita e de Um Caboclo à Esquerda. Nem mais uma imagem. Obrigado pelo texto, prometo reler muitas vezes para apreender aspectos que numa primeira leitura podem ter passados desapercebidos.
Muito obrigado
Rogério Rendeiro.'.

6 de Fevereiro de 2009 22:24

CLAUDIO ZEUS disse...

Mais uma vez agradecemos a atenção e colaboração e, como prometido, volto para mais alguma apreciações e explicações.

Jaguara Tata

Você tem razão. E sob uma máscara a que deram o nome de "DIVERSIDADE", são muitas as atuais (e muito antigas também) "MACUMBAS CARIOCAS" (Vide o Livro de mesmo nome de João do Rio)que, agindo semelhantemente ao que já se fazia antes de 1908, se auto-rotularam de "umbandas". Daí a extrema dificuldade, hoje, de se entender o que é Umbanda de Verdade e o que apenas usa o nome.

EU

Saber se um Exu é Batizado ou Coroado é OBRIGAÇÃO de todo aquele que se propõe a ser DIRIGENTE DE TERREIROS DE UMBANDA, sendo que, para que isso possa acontecer, a primeira característica deste Dirigente tem que ser a de não se deixar envolver, seja por "conversas agradáveis", demonstrações de certas "facilidades", luxos e fantasias e, principalmente, que não deixe que ativem suas vaidades com elogios e adulações que certas entidades sabem muito bem fazer quando pretendem AMOLECER a rigidez e controle que possam estar sendo utilizadas nos controles de seus atos e intenções.

Os Exu Batizados ou Coroados são reconhecidos ao longo do tempo por suas próprias atitudes e não imediatamente, por se dizerem como tal ou por agirem "direitinho" nas primeiras aparições. É a confirmação de seus comportamentos, suas formas de agir ao longo de muito tempo que nos demonstram em que níveis podem estar, já que esses estágios evolutivos lhes são dados pela espiritualidade e NÃO POR NÓS, por nossas vontades de "acharmos que temos Coroados ou de Lei" ao nosso lado sempre, compreende?

Em relação aos Pontos Riscados, há características que os pode identificar sim, mas como os Pontos Riscados (assinaturas)tendem a incluir ou suprimir elementos de acordo até mesmo com algumas linhas doutrinárias a que estejam ligadas as entidades, ficaria muito difícil (até impossível) determinar aqui, quais seriam esses detalhes. Mas um DIRIGENTE BEM TREINADO pode fazer essa identificação sim, sem nunca deixar de lado a apreciação citada acima, ao longo do tempo.

Não existem "obrigações" para esse tipo de identificação e, se alguém lhe disser o contrário, provavelmente vai querer apreçar (por preço) o "trabalhinho". Nesse caso, acho melhor guardar o dinheiro dessa pretensa "obrigação de reconhecimento" e usá-lo pra outros fins menos "enganatórios".

Fabio Zanuto

INFELIZMENTE sou obrigado a concordar com você.

ROGÉRIO

Também concordo com você.

Observe bem, no entanto, que quando falamos de EXUMANIA estamos nos referindo a aos EXAGÊROS e até, porque não dizer, FANATISMOS em relação a essas entidades que sim, são de grande importância em nossos Terreiros... desde que tenham aprendido e trabalhem segundo as Leis de UMBANDA e que, jamais, como estamos vendo por aí, tentem levar as doutrinas, objetivos e ritualísticas para o lado do que conhecem da Quimbanda, o que também podemos observar quando incautos, por acharem-nos "muito poderosos e amigos", acabam dando-lhes a Chefia de seus Terreiros.

Paz, Saúde e Harmonia em suas vidas!

http://centro-de-umbanda-caboclo-tupy.webnode.com/ disse...

Excelente o material de vocês, realmente é para quem gosta e respeita a religião de umbanda. Qual o e-mail de vocês? Gostaria que falasse sobre as saudações de umbanda e seu significados e traduções.

Anônimo disse...

Gostei do texto. Concordo com quase tudo que foi dito. Os umbandistas precisam buscar conhecimento sobre a religião que praticam, e não ficarem "dando mole para kojak". Eu acredito que canja de galinha e bom senso não fazem mal à ninguém. Se as pessoas passarem as mensagens e atitudes das entidades pelo crivo da razão,do bom senso, já estarão caminhando por caminhos mais seguros. Existem pessoas que são super desconfiadas com desconhecidos que se aproximam delas,procuram conhecer melhor, observam as atitudes para permitirem a entrada em suas vidas, mas muitas vezes não têm os mesmos cuidados com os desconhecidos do lado de lá.

André Luis disse...

Meu nobre amigo, saravá.
Minha luta constante daqui de meu terreirinho é isto: acabar com esta exumania (adorei este termo).
Vejo muitos filhos de Deus "rodando" casas e mais casas a procura dequele exu brabo, que cospe palavrões e entorna cachaça na goela.
Avante!
Conte com este teu irmão menor.
Andre Luis
www.vozesdeumbanda.blogspot.com

Edenilson Francisco disse...

André luiz Saravá!

"Vejo muitos filhos de Deus "rodando" casas e mais casas a procura dequele exu brabo, que cospe palavrões e entorna cachaça na goela"

Infelizmente mesmo é assim que toca a banda, só não sei se por causa de "maestros com diploma vistosos" sem reconhecimento do lado de cá e lá ou se é pura lei de afinidade mesmo.

Que haja Luz nos caminhos!

Contamos com sua colaboração.

Abraço Fraterno!

Paz e Luz!