sábado, 11 de abril de 2009

Estou cansado de falar de Umbanda!

Olá! Hoje, sábadão, estou diante do computador após uma semana cabeluda (mas que mesmo assim não deu prá fazer um implante...). E neste momento após dar uma geral nos blogs, sites e comunidades quec tenho preferência. confesso me sinto cansado, esgotado mesmo de verificar que o oba-oba, os fanfarrões, os puxa-sacos, os maria-vai-com-as-outras e os birrentos de sempre se mantém firmes e fazendo escola.

Todos sabem tudo sobre Umbanda. Tantos se sentem absolutos em afirmar que Umbanda se faz assim e assado. Outros tantos então se não nos referirmos pelos títulos, sem chance de merecermos sua atenção.

Os assuntos sobre Umbanda não mudam nas listas e popr incrível que pareça, diante de tanta "informação", a mediocridade se mantém. Poucos endereços me chamam a atençaõ: o blog do Mano Cláudio, Umbanda Sem Medo. o blog do Ricardo Machado, Ouvindo as Vozes da Aruanda. o blog do Caio de Omulu, Umbanda sem Mistério. O site do Terreiro do Pai Maneco.

Ouço neste momento, enquanto escrevo, Roda Viva do Chico Buarque, nada mais perfeito! "Mais que chega roda viva e carrega a viola prá lá / Roda moinho, roda gigante, roda moinho, roda pião. O tempo rodou num instante, na roda do meu coração!".

Enquanto se fala e falo de Umbanda, a Umbanda mesmo está acontecendo em lugares onde os luminares e guerreiros não alcançam. É assim que sinto, cada vez que percebo que todo o discurso, toda a encheção e linguiça prá motivar os "irmãos" a se unirem, deixam de fazer efeito qdo um Preto Velho, um Caboclo eleva uma preçe ao Senhor da Vida. Mesmo um Exu ao pedir forças prá desmanchar uma mandinga braba.

É. de fato existem várias Umbandas, ao menos do lado de cá, pois do lado de lá, Umbanda é uma coisa só, onde todos seus participantes sabem, se respeitam, reconhecem suas funções e fazem de tudo prá colaborarem. Ao contrário do plano de cá, onde o que puder ser feito prá puxar o tapete prá os seu trabalho tenha destaque é uma festa!

Amo a Umbanda, sinto no mais profundo meu coração, que é onde sou o melhor de mim, essencialmente, mas estou cansado do modo como os "irmaõs" umbandistas estão tratando a Senhora da Luz Velada.

Estou cansado de verificar que fazem da mesma ora o Velo de Ouro, ora a Caixa de Pandora, ora o Pote de Ouro do final do arco-íris.

Se a Umbanda não servir, em 1º lugar, para a transformação do ser que nela milita, algo está profundamente equivocado. Talvez, esteja aí o giz, já que transformação pede esforço, pede suor e invariavelmente doe.

Quanto mais leio e vejo o quanto propagam ou repercutem sobre Umbanda, mais volto para dentro do nosso congá.

Auto-defesa? Omissão talvez? É possível.... Mas e quando vc olha nos olhos de quem bate no peito, emposta a voz e ali não vê brilho?

O que vc faz, bate palmas e finge que não viu nada OU põe seu sentido aranha em ação?

“Pergunta-se: se, defendendo-nos, cometemos os mesmos abusos que praticam nossos inimigos, o que nos sobra que valha a pena ser preservado?”

“Quantas vezes, para nos protegermos, sacrificamos um principio que é para nós essencial, algo sem o qual, no fundo, não somos mais aquele “nós” que queríamos proteger”

“Quantas vezes os atos com os quais pensamos nos preservar destroem nosso âmago talvez mais do que o perigo contra o qual reagimos? Os exemplos estão na história de cada um. São as covardias das quais somos capazes em nome de uma necessidade de defesa ou de preservação. É melhor sermos derrotados, perdermos um emprego, perdermos um amor ou, então, “ganharmos a parada” com um gesto que nos extravia, que nos torna, aos nossos próprios olhos, indignos do amor que queríamos resguardar e conservar ou do poder que queríamos manter ou conquistar?”


Trechos de um artigo do psicanalista Contardo Calligaris


Estou cansado do que tenho lido sobre Umbanda, mas não estou cansado de sentir o quanto esta mesmo Umbanda me conduz a cresçer, ainda que doa.

Salve a Umbanda! Salve esta Umbanda que o Creador não mostra aos que se julgam e se colocam na posição de escolhidos!


Paz e Luz!

2 comentários:

João Carlos disse...

Mas falou e falou logo em duas coisas fundamentais:

1 - A Umbanda é uma espécie de alquimia: é muito mais importante a purificação do praticante, do que a transmutação do mundo físico. Quando essa última acontece, é mera consequência da transmutação do praticante.

2 - Não existe coisa tal como "uma guerra para acabar com as guerras". A maldade só vai acabar quando a bondade inundar tudo. E vai acabar porque as pessoas vão ver que a maldade não leva a lugar algum... enquanto que a bondade...

Enquanto existir gente com "orgulho de ser humilde", nenhuma religião vai para a frente... Mas quando os nossos Guias dizem isso (e olha que não é poucas vezes!...) poucos prestam atenção e menos ainda entendem...

Ninguém vai consertar o mundo sozinho. (mas eu concordo que, às vezes, dá desânimo de tanta falta de ajuda...)

Edenilson Francisco disse...

Meu Amigo do Coração, e se eu não expressa-se o sentimento que naquela hora me tomava conta do coração? Ah não! Não mais deixarei que sentimentos e pensamentos se empoçem dentro de mim.

É certo que nem tudo precisa ser posto prá fora, algumas coisas esfumaçam por si só. Mas e não à toa relembrei o teu artigo expressando o mesmo sentimento tempo atrás.

É possível que estejamos, cada qual ao seu modo, antenados com mudanças muito maiores (hum! ando esotérico estes tempos não?rsrsrsrsrs).

Vc me fez lembrar algo que um Sacerdote disse num encontro realizado em Bauru, salvo engano em 2007, Pai Bruno Tonini;

"Mais que orgulho de ser umbandista, é preciso ter convicção!"

Nunca mais esqueci disso.

Tem muita gente falando, falando sobre Umbanda, ou melhor seria dizer, repetindo, repetindo, repetindo o que seu mestre mandou não é mesmo? Será que sabem mesmo do que estão falando/repetindo?

É disso que estou cansado e de novo aqui falando de Umbanda não é? rsrsrsrs

E vc vai ficar tiririca comigo, de novo rsrsrsrsrsrsrs, já que lembrarei de Kardec, que na verdade repetiu o que está no Baghavad Gitã, + - (tô indo de memória); Se os bons desistem de lutar (mais por desacreditarem em si ou por compreenderem equivocadamente o que seja acreditar na bondade), os maus tomam conta mesmo (possivelmente por não terem dúvidas sobre o que querem....).

"Enquanto existir gente com "orgulho de ser humilde", nenhuma religião vai para a frente... Mas quando os nossos Guias dizem isso (e olha que não é poucas vezes!...) poucos prestam atenção e menos ainda entendem..."

É disso que sinto falta nos debates, pessoas autênticas!

Abraço Fraterno e Carinhoso!

Paz e Luz!