Matéria merecedora de divulgação, especialmente pelo intuito de preservação da memória da história da Umbanda com àqueles que de modo mais presente a viveram. Poucos pesquisadores nesta área, história da religião de Umbanda, conseguem manter isenção, ou seja, sem enfiar sua colher.
Junte com o que há de testemunhas que afirmam de pé junto pelo que souberam falar sobre o que aconteceu, quem sabe, sofram da mesma síndrome de Chicó, personagem do Auto da Compadecida; " Não sei, só sei que foi assim!", e pronto, olha lá o que era para esclarecer e ampliar horizontes, ajudando mais é entornar o caldo.
Destaques em vermelho meus.
http://www.artefolk.com.br/index.php/entrevistas/tenda-espirita-sao-jorge/
Tenda Espírita São Jorge
Olá queridos!
No dia 16/11/1908 foi aberta a casa Nossa Senhora da Piedade, chefiada pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas. Em 1918 o Caboclo das Sete Encruzilhadas recebeu ordens do astral superior para fundar sete tendas para propagação da Umbanda. As Tendas receberam os seguintes nomes:
• Tenda Espírita Nossa Senhora da Guia;
• Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição;
• Tenda Espírita Santa Bárbara;
• Tenda Espírita São Pedro;
• Tenda Espírita Oxalá;
• Tenda Espírita São Jorge e
• Tenda Espírita São Jerônimo.
A Tenda Espírita São Jerônimo fechou, infelizmente. As outras continuam abertas e, pra nossa imensa alegria, conseguimos contato com a Tenda Espírita São Jorge.
Extremamente simpáticos e solícitos, a entrevista foi respondida pela irmã Marizeli, médium da casa e presidente do conselho, e pelo irmão Pedro Miranda, diirigente dos trabalhos espirituais. O Presidente da Tenda é o Sr. José Carlos Lopes Coelho (Tico).
Espero que gostem!
Axé!
***
ArteFolk - A Tenda Espírita São Jorge, segundo nos consta, foi fundada pouco depois do Sr. Zélio iniciar a Umbanda por um dos freqüentadores da casa em que ele fazia as reuniões. O senhor poderia nos contar um pouco da história da Tenda Espírita São Jorge?
TESJ – A Tenda Espírita São Jorge foi a sexta casa fundada com a orientação direta do Caboclo das Sete Encruzilhadas, em 15 de fevereiro de 1935. João Severino Ramos era médium da Tenda Espírita Nossa Senhora da Guia quando recebeu orientação para fundar a Tenda Espírita São Jorge, cujo mentor é um Mestre do Himalaia que veio trabalhar na seara de Umbanda na irradiação de Ogum, apresentando-se como Ogum Timbiri. João Severino Ramos, desencarnado em fins de 1973, relatava as maravilhas que assistiu, às margens do rio Macacu, onde muitos incrédulos se tornaram fiéis seguidores de Umbanda e do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Ele era um exemplo vivo. A primeira vez que lá estivera, vira várias demonstrações da presença de um poder superior. Mas continuava descrente. E pediu uma prova que pudesse ser considerada conclusiva. Através da mediunidade de Zélio, manifestava-se nesse dia o Orixá Malê, que atuava, principalmente, no combate aos trabalhos de magia negra e na cura de obsediados. Apanhando uma pedra, o Orixá Malê jogou-a na testa de Severino. Vendo-o cair no rio, os seus companheiros correram para o socorrer, temerosos de que a correnteza o levasse. “Não se movam” – ordenou o Orixá Malê – “Ele voltará sozinho”.
Minutos depois, João Severino transpôs a margem do rio transfigurado. Incorporara uma entidade que daria, depois, o nome de Ogum Timbiri e se tornaria guia espiritual da Tenda Espírita São Jorge.
ArteFolk – Nos dias de hoje muito é discutido com relação às raízes da Umbanda. Alguns dizem que é Africana, remontando aos primórdios da civilização no continente Negro. Outros dizem que é centenária e brasileira, tendo início nas mãos do Caboclo das Sete Encruzilhadas. O senhor acha essa discussão realmente válida? E qual é a sua opinião quanto ao surgimento da Umbanda?
TESJ – Não vemos a Umbanda como uma religião ou culto afro. Vemos como uma religião brasileira. O povo e, conseqüentemente, a cultura brasileira, se caracterizam pela miscigenação, pelo sincretismo, pela inclusão. Assim, uma religião que se inicia nesta pátria tem várias raízes. Não consideramos que os seus primórdios estejam apenas no continente africano. Pensamos que teve seu início sim com o Caboclo das Sete Encruzilhadas, mas os fenômenos dos quais ela trata são tão antigos quanto o espírito do homem no planeta. Assim como Kardec não criou nada novo, apenas deu uma explicação filosófica e científica para fenômenos que estudou, o Caboclo das Sete Encruzilhadas não descobriu ou inventou nada novo, somente deu legitimidade ao trabalho de espíritos que eram excluídos de outras correntes religiosas – como o espiritismo ou kardecismo e o candomblé.
Achamos que esta discussão não é válida porque apenas cria cisões e preconceitos dentro do próprio movimento umbandista. Quanto ao surgimento oficial, para nós da Tenda Espírita São Jorge, e não poderia ser diferente, se deu com o advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas.
ArteFolk – Na época do Caboclo das 7 Encruzilhadas, como era: a dinâmica das giras? (horários, uniformes, regras, etc)
TESJ – As giras aconteciam às segundas, quartas e sextas feira das 20 às 22 horas. O dirigente, na primeira quinta-feira de cada mês, participava das reuniões de estudo com o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Era grande o número de médiuns e de consulentes. A Tenda funcionava então na Rua Dom Gerardo, nº 45, em prédio alugado. Quando este prédio foi requisitado pelo dono, a Tenda ficou um tempo parada enquanto se construiu, às pressas, um terreiro em Vila Isabel (Rua Senador Nabuco, 122) onde hoje funcionamos, e muitos consulentes se afastaram bem como alguns médiuns também fundaram suas próprias casas. A diminuição do corpo mediúnico fez com que as giras ficassem restritas às segundas feiras e somente algumas poucas giras festivas ocorrem em outros dias da semana. A mudança geográfica – da Praça Mauá para Vila Isabel – e a situação de risco que a cidade como um todo sofre no atual contexto também é fator que contribui para um certo esvaziamento. Quanto ao uniforme, ainda é o mesmo, semelhante ao da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade e outras casas surgidas na época: guarda-pó branco com o símbolo da tenda no bolso esquerdo da parte de cima e calça branca por baixo do guarda-pó (feminino); jaleco com o símbolo da tenda no bolso esquerdo e calça branca. Em giras festivas é permitido o uso de roupas que estejam de acordo com a entidade ou orixá homenageado.
ArteFolk – E os trabalhos em si? (corimbas, atabaques, etc).
TSSJ – O trabalho em si, no que diz respeito a corimbas e atabaque continua o mesmo. Muitas corimbas são as mesmas cantadas desde 1935 e quanto ao uso de atabaque, a Tenda Espírita São Jorge iniciou sem o seu uso mas de há muito o incorporou a seus trabalhos.
ArteFolk – Como é a hierarquia dos médiuns? Havia graus como pai pequeno e assim por diante? Se havia, como esses graus eram distribuídos aos filhos?
TESJ – A Tenda Espírita São Jorge tinha um diretor dos trabalhos espirituais e dois irmãos que formavam com ele a direção dos trabalhos.
Durante muito tempo tínhamos Feliciano José Lopes – Diretor dos Trabalhos Espirituais e Tia Albina e José Cândido como auxiliares. Com a mudança da Rua Dom Gerardo para Vila Isabel a tenda sofreu algumas alterações. Atualmente temos um Diretor dos Trabalhos Espirituais.
Naquela época, tínhamos apenas, como hoje, médiuns já desenvolvidos para o trabalho de terreiro e médiuns em desenvolvimento.
ArteFolk – E hoje, vocês ainda seguem como no passado ou adaptações foram feitas?
TESJ – As adaptações são feitas como fato natural sem deixar de observar os princípios da Tenda.
ArteFolk – Fala-se também dos “desrespeitos aos fundamentos da Umbanda”, citando algumas modernizações ou apropriações feitas por alguns seguimentos, como a Umbanda Exotérica, Umbanda Branca, Umbanda de Nação. O senhor entende essas apropriações (estudos dos chakras, como exemplo) como influências negativas no culto e na prática?
TESJ – Existe apenas uma Umbanda, mas como já dissemos acima, esta é uma religião de inclusão que se constrói e se renova a cada dia e não há desrespeito a seus fundamentos desde que não se afaste da prática do amor e da caridade e do lema de que se dá de graça aquilo que de graça se recebeu. A mediunidade é um dom divino que não pode ser passível de comercialização. A Tenda Espírita São Jorge, com uma forte ligação com o Oriente, jamais poderia achar que o estudo dos chakras é um desrespeito aos fundamentos da Umbanda.
ArteFolk – Dentro dos terreiros pelo Brasil, vemos os trabalhos de linhas como baianos, boiadeiros, marinheiros, malandros, além dos conhecidos caboclos, pretos velhos, crianças e exus. Como a Tenda Espírita São Jorge encara essas linhas?
TESJ – Assim como no passado a Umbanda abraçou caboclos e pretos velhos, que eram excluídos de outros segmentos, hoje ela abraça ciganos, boiadeiros, marinheiros, malandros. A Tenda encara com naturalidade. Não consideramos linhas, mas sim entidades que se agregam a outras vibrações por suas afinidades. Boiadeiros se afinizam com Caboclos, malandros e marinheiros com Exus e Pomba Giras. Ciganos em geral com Exus e Pombas Giras, embora alguns tenham também afinidade com Caboclos.
ArteFolk – E os Orixás, para vocês, o que é o Orixá? Vocês os cultuam?
TESJ – Orixás são as vibrações das forças da Natureza e são cultuados como tal.
ArteFolk – Hoje encontramos várias federações as mais diferentes que dizem defender a Umbanda. O que o senhor acha delas?
TESJ – A grande maioria palco para a vaidade de alguns que se utilizam da Umbanda em seus próprios interesses. Algumas poucas tentam de fato e sinceramente dignificar o trabalho dos umbandistas.
ArteFolk – Temos leitores do mundo todo, o senhor gostaria de deixar alguma mensagem para eles?
TESJ – O que se poderia deixar de mensagem para todos os que sinceramente desejam seguir a sagrada lei de Umbanda é relembrar as palavras de dois grandes Caboclos: o Caboclo das Sete Encruzilhadas que nos deixou a mensagem –
Umbanda manifestação do espírito para a prática da caridade, lembrando que a nós foi dada a graça de sermos os instrumentos para esta manifestação –
e do Caboclo Mirim –
Umbanda tem fundamento e é coisa séria para quem é sério ou quer se tornar sério. Que nos tornemos então sérios trabalhadores da sagrada seara de Umbanda, praticando com amor a caridade. Sempre alerta como nos ensinou Pai Oxalá, orando e vigiando.
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Tenda Espírita São Jorge
Fundada em 15/02/1935
Rua Senador Nabuco, 122. Vila Isabel
Tel: begin_of_the_skype_highlighting (21)25764669 end_of_the_skype_highlighting
http://tendaespiritasaojorge.blogspot.com
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Umbanda – 1908-2008
Cem anos de manifestação do espírito para a prática da caridade.
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Fundada em 15/02/1935
Rua Senador Nabuco, 122. Vila Isabel
Tel: begin_of_the_skype_highlighting (21)25764669 end_of_the_skype_highlighting
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Umbanda – 1908-2008
Cem anos de manifestação do espírito para a prática da caridade.
Parabéns aos idealizadores do blog ArtFolk!!! (21)25764669
2 comentários:
Olá!
Pesquisando no Google acabei encontrando essa indicação de vcs. Gostaria de agradecer a divulgação e, principalmente, os créditos cedidos por vcs a nós, do ArteFolk.
Muito obrigado!
Abs.
Olá Nino! Mais uma vez, o agradecimento é nosso pelo empenho na pesquisa e divulgação de matérias relevantes, como é o trabalho do Art Folk.
O registro dos créditos é obrigação e ao mesmo tempo reconhecimento.
Faço votos que a disposição e o brilho no olhar de vcs se mantenha por muito e muito tempo!
Paz e Luz!
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