segunda-feira, 23 de julho de 2012

Umbanda e os dados do último Censo


Divulgados os dados pelo IBGE referentes ao Censo 2010 sobre crenças religiosas, para surpresa dos umbandistas...não houve surpresa! Ao menos para quem há muito, não é Pai Etiene Salles?, alerta sobre a necessidade de mobilização, diálogo franco, ações concretas e continuadas da comunidade para o fortalecimento de uma sociedade inclusiva e democrática na superação do preconceito e intolerância pela via da educação. A constatação é simples e óbvia, quem quer faz!

Em Bauru, minha cidade natal, dois projetos de Pontos de Cultura foram aprovados pelo Minc, o ICA – Instituto Cultural Aruanda pelo sacerdote umbandista Rodrigo Queiróz e o Instituto de Cultura Oloroke, divulgador da cultura yourubá, por Laércio Simões e o Babá Paulo do Efon. Há a recente iniciativa do Babalorixá Ricardo D´Oyá com a inauguração da Casa de Culto Aos Orixás. Fora de Bauru, cita-se, por exemplo, o M.U.D.A - Movimento Umbanda do Amanhã, entre outros.

E existem os que vão ficar atribuindo à metodologia do IBGE, considerada não ideal as causas do não crescimento, as igrejas eletrônicas, a sociedade ou para forças ocultas que impedem a visibilidade, sempre jogando nas costas alheias os motivos dos umbandistas não serem vistos, se apresentarem e agirem.

Existem outros tantos que ficam esperando Xangô, Oxalá, Oxóssi, Ogum descerem dos céus ou indicarem algum iluminado num cargo eletivo ou federativo para fazer o que lhes é possível ao alcance das mãos. Outros ainda só conseguem pensar em (re) união quando recebem convites para festas em louvor aos Orixás e aos Guias.

Informações sobre regularização de templos, leis contra crimes de intolerância, apoio governamental para projetos de ações sociais, entre outras, estão disponíveis, é questão de ir atrás e averiguar. Não são a Umbanda e o Candomblé compostos de ignorantes, analfabetos, incapazes, pilantras, medíocres e supersticiosos como tanto gostam de apontar e divulgar os detratores.

Será que cabe perguntar se um dia o papel de eterna vítima um dia cansará?

A falta de debate e reflexão em torno de projetos, a disposição em aplaudir mais do que perguntar, as panelinhas onde só entra quem diz amém, o discurso estamos juntos que na verdade quer dizer sigam-me, o olhar embevecido para o próprio umbigo, a imensa modéstia na apresentação dos títulos, a miopia que só enxerga defeito nos outros, entre outros fatores, é o arsenal que o "perseguido" Povo de Santo dispõe aos que intencionalmente destilam a cartilha da informação equivocada e da manutenção de preconceitos.

Então é isso, quem quer faz, ou seja, vai lá pega na enxada, carpi o mato alto, tira o entulho, prepara o terreno, semeia e cuida para que a semente cresça, a árvore se firme, frutifique e alimente a tantos quantos precisarem.

Para que se prestam as informações coletadas pelo Censo? Olha aí amostra;

Assembleia de Deus fala em eleger mais de 5.500 vereadores
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1123910-assembleia-de-deus-fala-em-eleger-mais-de-5500-vereadores.shtml

Trecho;"Nós não temos apenas um líder. A igreja não é centralizada na figura de uma só pessoa. O objetivo é formar líderes para chegar onde o povo está. Por isso em qualquer gueto tem um templo da Assembleia de Deus."

Índios evangélicos aumentam 42% em 10 anos e já são 210 mil
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1123927-indios-evangelicos-aumentam-42-em-10-anos-e-ja-sao-210-mil.shtml

Trecho;"O treinamento é a base da ideia da "terceira onda" evangelizadora: depois de missionários brancos estrangeiros e brasileiros, chegou a vez de os próprios índios atuarem."

Não, não é prá dizer que os evangélicos são melhores não viu? Mas que estão demonstrando, há muito, organização, iniciativa e mãos à obra, estão! Quer questionar os objetivos destas ações? Tudo bem! Mas seria pedir demais olhar para a própria sombra antes?

A Umbanda é uma árvore frondosa, mas quão poucos sabem colher os seus frutos”. (Caboclo das Sete Encruzilhadas – médium Zélio de Moraes)

Um comentário:

Luz13 disse...

Esse blog é muito legal. Parabéns!
Lembrei da Aline, da Cidade das Pirâmides que em seu programa( www.deolhonomundo.com ) disse: “Entidades são nossas identidades ligadas aos seres da natureza, Orixás e Raios por sintonia de vibração”. Vejam o programa acho que vão gostar! Abçs.