UMBANDA é o assombroso equilíbrio da Força na Leveza, pois que tudo o que é sólido, como as nossas certezas sobre o que é Umbanda, se desmancham... no ar.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Repercutindo iniciativas positivas...
Conversando com alguns amigos sobre assuntos relativos ao pequeno universo da comunidade umbandista, resvalamos no quesito mazelas que ocorrem, ainda, neste vasto cipoal da assim chamada diversidade religiosa, e de como a partir desta no que muitos chamam de tradição, alguns comportamentos são mantidos, digamos por preguiça mesmo em se perguntar; Podemos fazer diferente?.
Se algo aprendemos na caminhada é que conforme nos ensina o Evangelho; "Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!" Mateus, 21-23, ou seja, ainda que ajam muitos fatos, boatos e notícias negativas sobre a comunidade, há iniciativas de formiguinhas que procuram sinalizar mudanças de paradigmas e atitudes, que mais do que convencer aos outros externamente, indicam mudanças dentro de si próprios e creio como imagino que assim creem, motive mudanças naqueles que se identificarem com a proposta.
Se bem que há uma outra verdade que se aprende na caminhada, lição só é lição para quem está disposto a aprender, ou seja, enxergar-se e modificar o que lhe impede de crescer por medo e comodismo de que possa vir a sofrer no processo de mudança...
Eis algumas iniciativas que valem ser repercutidas, na esperança possam motivar outras e outras mais;
Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por ações de umbandistas
Trecho:"A estratégia faz parte campanha “Sou religioso e respeito o meio ambiente”, que foi lançada em março com o apoio do Fórum Dom Hélder Câmara – Fé e Diálogo, da Igreja Católica."
"- Se cuidar da nossa casa, o planeta Terra, é dever de cada cidadão, mais ainda é para nós religiosos, que sabemos que nosso planeta é presente de Deus. Nós do MUDA entendemos que o tempo é curto e que precisamos mudar nossos hábitos urgentemente - afirmou a vice-presidente do MUDA e dirigente espiritual da Casa de Cláudia, Marilena Mattos."
Mais de 50 voluntários umbandistas participam do mutirão de limpeza da cachoeira de Muriqui
Trecho:"A campanha envolverá palestras, vídeos e material gráfico informativo que será distribuído aos dirigentes espirituais para que estes repassem para os frequentadores de suas casas. Além disso, contarão também com divulgação nos canais de mídia, como televisão, rádios, jornais e Internet. Parcerias com ONGs envolvidas com a preservação do meio ambiente também estão sendo articuladas." Babalorixá Ricardo Barreira, presidente da Federação Estadual de Umbanda e Candomblé Reino de Oxalá
Aproveito para finalizar com duas frases do Cláudio Zeus, e que confesso poderiam estar estampadas numa camiseta, apesar que, só poderia ser usada por quem faz da coerência entre o discurso e a prática sua viga central;
"Cada um, por seus comportamentos, define e identifica, exatamente a que tipo de Umbanda, ou qualquer outra religião e filosofia está ligado (a) e onde busca seus ensinamentos!"
"Se queremos a Umbanda RESPEITADA, temos antes que torná-la RESPEITÁVEL."
Nenhum comentário:
Postar um comentário