quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Desencarne de Pai Fernando Guimarães


Recebemos a notícia do desencarne do Pai Fernando Guimarães, Dirigente Espiritual do Terreiro do Pai Maneco, Curitiba.

http://www.paimaneco.org.br/

Uma das passagens mais curiosas da vida do advogado e cartorário Fernando Macedo Guimarães ocorreu ainda na infância. Ele a contava aos risos – “eu me tornei apóstata dias antes da Primeira Comunhão”. Era um prenúncio. A religião seria o território das pequenas e grandes revoluções promovidas por este homem avesso aos arreios das convenções.

Fernando nasceu em família voltada às lides do saber. Seu pai, Acyr Guimarães, foi um dos jornalistas mais importantes do Paraná em todo o século 20, tendo atuado nas primeiras décadas da Gazeta do Povo. O filho seguiu o espírito liberal dos seus, experimentando e escolhendo seus próprios caminhos, incluindo os da fé.

Da fila da Eucaristia se mudou para as mesas do kardecismo, escola na qual foi aluno aplicado desde os 16 anos. Dali, já homem maduro, enveredou pela umbanda, enfrentando os preconceitos reservados à mais brasileira das religiões. Em pouco tempo, Fernando de Ogum, como o chamavam, iria se confundir com o Terreiro do Pai Maneco, fundado por ele e instalado nos altos do Santa Cândida. O local se tornou endereço de artistas e intelectuais, ali colocados em roda, ao lado de moradores das periferias, reunidos para ter com aquele homem de letras, entregue ao jejum e ao banho de ervas para receber o preto velho.

“Meu pai meu deu 2 mil irmãos”, resume a filha Lucília, sobre os médiuns revelados por Fernando em 30 anos de umbanda. Foi pai-de-santo como poucos. Não só lutou para derrubar os véus que escondem os cultos afro-brasileiros como batalhou para modernizá-los, abrindo-o às novas gerações. Basta dizer que o site do terreiro recebe 10 mil visitas semanais. Que Guimarães promovia giras com música jovem e incentivou as rodas de tambores, dando a seu espaço de culto também a aura de espaço de arte. Ele tirou o ranço e o medo da palavra saravá.

Deixa a mulher Yedda, dois filhos e quatro netos.
http://www.gazetadopovo.com.br/falecimentos/conteudo.phtml?tit=Fernando-de-Ogum&id=1281861#.UBqy-zwVVdY.facebook


* * * * *

Que sua luz continue iluminando a todos nós!

Um comentário:

Anônimo disse...

LAMENTAVEL A UMBANDA ESTA DE LUTO POR PERDER UM GRANDE GUERREIRO. O SOI E A RADIO VOZ DOS ORIXAS, FICA TRISTE COM TAL NOTICIA, A NOSSA CONDOLÊNCIAS A FAMILIA.. Amarildo Pera