sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A alegria de indicar um trabalho bacana - Sincretismos Religiosos Brasileiros

Recebi esta semana um e-mail do Compadre Renato Guimarães anunciando a publicação do seu livro Sincretismos Religiosos Brasileiros - Pequeno estudo sobre alguns sincretismos religiosos surgidos no Brasil entre 1500 e 1908, que tive a satisfação de ler ainda no seu esboço.

Repito sem medo de parecer preguiçoso as palavras do Amigo Cláudio: "O Renato é um estudioso detalhista, daqueles que vão buscar em várias fontes, comparar, analisar possíveis "deslizes" de A ou B, para só depois montar suas conclusões. É um pesquisador nato, diria eu, e por esta característica, seu trabalho está em um nível de confiabilidade acima dos padrões. Conhecendo a pessoa e muito desta obra que me foi enviada pelo autor para apreciações, não há como não indicá-la como FONTE DE ESTUDOS altamente válida para os que realmente se interessam pelo tema."

Não há mesmo como não deixar de indicar como fonte de estudos este livro! Aproveitem, pois pesquisadores sérios e honestos em se tratando de Umbanda como Renato Guimarães são raros.


Para adquirir o livro:
http://www.agbook.com.br/book/26840--Sincretismos_Religiosos_Brasileiros


Sincretismos Religiosos Brasileiros 

Pequeno estudo sobre alguns sincretismos religiosos surgidos no Brasil entre 1500 e 1908
Por: Renato Henrique Guimarães Dias
A partir de 1500, o território brasileiro tornou-se palco para o encontro de três grandes tradições culturais: a ameríndia, nativa da terra; a européia, trazida pelos colonizadores portugueses e a africana, trazidas pelos escravos bantos e sudaneses.

Um encontro que foi desde o início marcado pela imposição da cultura européia às populações indígenas e africanas, refletida, principalmente, na imposição da religião cristã da Igreja Católica Apostólica Romana a esses dois grupos. Essa tentativa forçada de aculturação sempre encontrou resistência, que acabou resultando em várias tentativas feitas por indígenas e africanos de conciliar os princípios de suas culturas e, por consequência, de suas tradições religiosas, a doutrina cultural e religiosa que lhes eram impostas. 

Essas tentativas de preservação dos princípios e práticas religiosas indígenas e africanas, por meio da conciliação com os princípios e práticas católicas, acabou levando ao nascimento de várias religiões sincréticas em solo brasileiro, únicas no mundo, algumas delas existentes até os dias de hoje. Infelizmente existem poucos estudos sobre a grande maioria delas. 

O que se fez aqui foi reunir, de forma sintética, informações que permitam fornecer uma idéia ampla de como elas são, como surgiram e se desenvolveram e os processos que levaram algumas delas a dar origem a outras. 

 R$ 32,52 

Número de páginas: 115
Peso: 205 gramas
Edição: 1(2010)
Acabamento da capa: Papel Couché 300g/m², 4x0, laminação fosca.
Acabamento do miolo: Papel offset 75g/m², 1x1, cadernos fresados e colados (para livros com mais de 70 páginas) ou grampeados (para livros com menos de 70 páginas), A5 Preto e Branco.
Formato: Médio (140x210mm), brochura com orelhas. 

  

Sorria e Siga o Sol!










2 comentários:

MrCafeinado disse...

Uma ótima referencia. Não consigo encontrar o livro no site pra comprá-lo. Por gentileza poderia seria possível passar o email do auto pra que eu possa contactá-lo?
grato

Edenilson Francisco disse...

Olá! Este livro foi incorporado no livro Registros de Umbanda, por gentileza verifique no link a seguir: https://agbook.com.br/books/search?utf8=%E2%9C%93&what=registros+de+umbanda&sort=&commit=BUSCA.