sábado, 10 de outubro de 2009

Boas novas que os ventos nos trazem!

Parabenizando uma vez mais a posse da nova diretoria da FEURO - Federação Espírita de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo Reino de Oxalá, ocorrida em Bauru no último dia 04/10 em festiva confraternização, recebo informação através de um Amigo Umbandista (confesso que sou reticente em chamar a todos de Irmão de Fé indistintamente, fazer o quê? questão de identidade ou melhor, questão de olho no olho, enxergar que o discurso corresponde a vivência...), Pedro Kritski, sobre ações promovidas pela recém reativada(segundo Pedro foi em agosto último) FUEP - Federação Umbandista do Estado do Paraná, são boas novas nestes tempos de cansaço auricular das retóricas doutrinárias, políticas.

http://fuep.blogspot.com/

"No último dia 22/03, foi realizada a AGO para eleição da nova direção da FUEP, reforma estatutária e discussão de outros assuntos. Mesmo sabendo da reação que muitos tem com o termo “Federação”, isso em função de uma série de infortúnios causados pelas federações existentes, concluiu-se que o patrimônio de um nome construído nos últimos 40 anos, uma vez que a data de fundação da FUEP é de Maio/1968, não se poderia dispensar. Desta forma, com a participação de 14 Templos e 50 umbandistas que assinaram a lista de presença, foi reativada a FUEP e eleitos os Conselhos Deliberativo e Fiscal e a Direção Executiva. A Direção Executiva, em conjunto com os Conselheiros eleitos prometem dar uma chacoalhada nos Umbandistas do Paraná, propondo uma série de atividades culturais, sociais, religiosas e educativas, que contribuirão para o resgate do orgulho em ser médium da nossa religião. A FUEP é a obra da vida do Senhor João Mendes dos Santos, o João “Fogo”, presidente em diversas oportunidades e que faleceu em 2008. A ele e a tantos outros que nos antecederam, rendemos as nossas homenagens."

Interessante a auto-crítica;

"Mesmo sabendo da reação que muitos tem com o termo “Federação”, isso em função de uma série de infortúnios causados pelas federações existentes", é igualmente e mais importante nesta conscientização, a apresentação de propostas de mudanças na concepção deste termo ( há poucos dias fiz exatamente esta mesma colocação para uma pessoa e diante da resposta, disse espontâneo, abismado até: "Mas então, a quê veio?).

Seguido de com quem?

"com a participação de 14 Templos e 50 umbandistas que assinaram a lista de presença" ou seja, muitos na comunidade certamente foram procurados e chamados (até mesmo, quero crer, os que não acreditam mais ou desiludidos estão com o termo supracitado), e quero crer mais, que ninguém foi esquecido ou deixado de lado nesta convocação (mesmo os que divergem ou são reticentes) sendo que os se identificaram com a novas propostas, assinaram.

E o essencial, o como?

"prometem dar uma chacoalhada nos Umbandistas do Paraná, propondo uma série de atividades culturais, sociais, religiosas e educativas, que contribuirão para o resgate do orgulho em ser médium da nossa religião." (aqui peço perdão aos Amigos da FUEP, pois compreendo o sentido positivo do uso do termo orgulho, mas ainda prefiro que ao invés deste tenhamos mesmo é convicção).

Através de projetos concretos que unem congraçamento, conscientização e serviço (destaques em vermelho meus);

Comemoração dos 101 anos da Umbanda

Saravá Umbandistas do PR

No dia 15/de Novembro, domingo, das 10:00 às 18:00 h, a FUEP e os templos associados realizarão "1º Dia COMUM - 1º Dia da Comunidade Umbandista do Estado do Paraná", no Parque dos Tropeiros na CIC, em Curitiba, em comemoração ao aniversário da Umbanda, seus 101 anos.

Serão feitos cartazes e panfletos para divulgação do evento, tanto nos templos para as correntes e assistencias, quanto na sociedade.

Será um dia inteiro de atividades:

1 - Gincana cultural:

Iniciará no dia 01/11 para finalização no dia 15/11, com premiação para as equipes e que constará de provas:

Culturais: Resposta a perguntas sobre a Umbanda no PR (para resgate da nossa história)

Obs: Grande sacada!!!! Não basta só reverenciar o passado, é preciso conhecê-lo!!!!

Sociais: Arrecadação de alimentos não perecíveis, fraldas, leite e brinquedos, doação de sangue e de medula óssea dentre outras.

Grande sacada 2!!!!! Agregar serviços que traduzem como existem várias maneiras de uma religião servir ao próximo, a sociedade onde está inserida.

Ecológicas: Atividades de preservação ambiental

Grande sacada 3!!!!!! é demonstrando que se aprende.

As equipes deverão ser formadas nos templos, uma por templo, com no máximo 30 (trinta) integrantes) ou nos terreiros que tem mais de uma Gira, como o Terreiro Pai Maneco, serão aceitas uma equipe por Gira.

1.2 - Provas rápidas no dia do evento:

No dia do evento serão constituídas equipes por sorteio para provas rápidas no local, entre todos os participantes, como forma de congraçamento dos umbandistas dos diversos templos e das suas famílias.(corrida do saco, etc.)

Obs: Deveras interessante o uso do termo congraçamento (que vem de congraçar:Reconciliar; harmonizar / Fazer, ou buscar a reconciliação; harmonizar)

1.3 - Entretenimento para a criançada:

Durante todo o dia, contaremos com equipes de recreacionistas para entreter a criançada de forma a possibilitar uma participação efetiva também de mães e pais.(piscina de bolinha, pula-pula, etc.)

2 - Festival gastronômico com comida de santo:

Será instalada uma praça de alimentação, onde cada templo se responsabilizará pela instalação de uma barraquinha de comida (cachorro quente, pipoca, milho, bolo, churrasquinho, etc.) para alimentação das pessoas que forem ao evento, podendo também preparar alguma comida ritualística.

Esta comida será vendida, e os recursos arrecadados serão repassados aos templos, com uma parcela de 5% para a FUEP.

Observações:

A bebida será centralizada pela FUEP e o lucro com a sua venda será dividido entre os templos participantes.

Grande sacada 4!!!!!! Todos trabalham e todos recebem a contrapartida

Não serão vendidas bebidas alcólicas.

Haverá um caixa centralizado da FUEP para a venda de fichas, que serão usadas para a compra dos produtos e serviços.

3 - Apresentações Culturais:

3.1 - Apresentação das curimbas dos terreiros e de outros artistas umbandistas locais que queiram se apresentar.

3.2 - Exposição de fotos e de outras formas de expressão artística de umbandistas.

3.3 - Feira de artesanato e outras produções dos templos: Camisetas, etc.

3.4 - Show musical com grupo de renome no estado do PR

4 - Serão convidadas representações de povos tradicionais de comunidades do nosso estado, tais como quilombolas, indígenas e ciganos que também se apresentarão com música, dança ou outra atividade e que poderão instalar também barracas para a venda da sua produção artesanal.

Como se pretende passar um dia inteiro em confraternização da grande família umbandista do estado do PR, teremos uma equipe de monitores para divertir a criançada, assim pais e mães podem ir tranquilos, pois a diversão está garantida.

Data limite para inscrição das equipes por terreiro/gira, definição dos responsáveis pelas barracas: 20/10/2009

Reunião Geral com a Comissão Organizadora: 22/10/2009

Em breve maiores detalhes quanto às atividades, desde já, aproveitando as giras que acontecerão ao longo da semana, deverão ser formadas as equipes.

É imprescindível para o sucesso do evento, a participação dos Dirigentes dos templos, motivando as suas correntes a efetivamente participar, aproveitando a oportunidade para escolher os representantes nos coletivos da FUEP em cada templo.


Enfim, são de fato boas notícias que acredito tragam ânimo novo à comunidade umbandista, pois sinalizam que novas formas de condução, apresentação de projetos concretos, transparência e respaldo são o que que de fato espera-se de uma Federação.


Que Pai Oxalá os abençõe!

Que Pai Ogum oriente à comunidade umbandista na participação e observação dos propósitos!


Que acima esteja sempre a bandeira branca da Umbanda a nos orientar!


Paz e Luz!


Obs: Pedro Kritski escreve juntamente com Renato Guimarães no blog abaixo, visite e saboreie.

Não recomendado para estômagos acostumados com temperos insossos e paladares insipientes;

Registros de Umbanda

http://registrosdeumbanda.wordpress.com/

Um comentário:

Unknown disse...

Uma correção Deni, a reativação da Fuep ocorreu no dia 22/3 com a Assembléia Geral Ordinária..erro de leitura rápida minha, portanto não foi em Agosto.

grande abraço.

ps:obrigado pelos elogios ao blog!rs..