sábado, 2 de agosto de 2008

Enfim, nasce o espaço onde posso dizer o que sinto e penso!

Depois de muitos atropelos, surge enfim este espaço, onde pretendo dizer o que sinto sobre a vida, Umbanda, esperanças e tristezas, alegrias e recomeços. Um espaço aberto para os amigos verdadeiros, onde posso dizer de minhas pequenas verdades ou nem tanto. Verdades como estes versinhos que Pai Sabino trouxe um dia em nossa Casa de Oração, Grupo de Oração do Sagrado Coração de Jesus e Tenda Espírita de Umbanda Caboclo Rompe Mato;

"Eu venho de longe, eu sou sou do sertão
Sou Pedro, sou Paulo, Maria e João
Eu sou brasileiro e sou estrangeiro
Defendi a pátria e sou prisioneiro
Da sua nação, eu sei que sou irmão
do Pedro, do Paulo, da Maria e do João
Eu sou lá da roça,
não sou da cidade,
mas nem por isso
não tenho capacidade
Agora me diga se tenho direito
só por que sou nêgo,
por Deus não fui feito?"

Carta publicada no Jornal da Cidade, Bauru; 
Peço Agô aos meus irmãos de fé! No dia 28/06 último inauguramos em Bauru com apoio incondicional do Instituto Acesso Popular Educação Cultura e Política, uma instituição laica, o Espaço Aberto para Estudos da Umbanda com o tema Umbanda: Origem ou Origens?. A convergência de ideais possibilitou a abertura deste espaço: sem cobrança monetária para participação (quem puder colabora com 01 kg de alimentos não perecíveis ou 01 lt de leite que estão sendo doados para instituições de assistência social), troca de idéias ainda que divergentes mas com total respeito a pessoa, o diálogo entre iguais sem mestre iluminado ou sabe-tudo, apenas pessoas interessadas em difundir informações e provocar reflexões estimulando a cidadania. O projeto nasceu há 2 anos, num dos vários bate-papos com Ricardo Barreira em minha casa sobre a comunidade estar sedenta de informações, mas cansada de caça-níqueis e bate-bocas. 

Naquele momento eu ainda não estava pronto para tocar o projeto, pois haviam outros para realizar e assim foi minha participação na Umbanda Fest durante o período em que estive diretamente trabalhando com outros amigos idealizadores (Umbanda Fest 2006, I Fórum Umbandista Sobre Liberdade Religiosa, a caminhada no calçadão da Batista, Campanha Umbanda Eu Visto Esta Camisa!, feijoada para arrecadar fundos na casa do Duka, I Curso Direitos e Deveres das Religiões Afro Brasileiras e Umbanda Fest 2007). Período este de grande crescimento pessoal e espiritual, forjados na luta e no suor da caminhada, sempre batendo cabeça no congá, confiando nas orientações do Amigos Espirituais, acreditando no melhor, superamos a cada projeto apresentado grandes resistências e incompreensões, como deve ser a jornada dos que acreditam num mundo melhor, numa Umbanda melhor.

“Aprender com os que sabem mais e ensinar os que sabem menos” frase dita pelo Sr. Caboclo das Sete Encruzilhadas, inspirado por este ideal chegamos ao projeto Espaço Aberto para Estudos da Umbanda, onde base é a boa conversa sincera olho no olho, sendo o material de estudo disponibilizado para cópia sem direcionamento doutrinário x ou y.

A 1ª primeira conversa foi cheia de falhas na apresentação, Graças ao Orixás! pois não sou profissional e confesso não pretendo ser, mas com todo carinho e desejo de contribuir fiz o que julguei ser o melhor, o melhor de mim mesmo naquele momento. Alguns não alcançaram nossos objetivos já expostos acima, mas muitos outros sim e continuam apoiando e participando. Aproveito e faço um esclarecimento, nunca pretendi desacreditar a figura do Sr. Zélio de Morais e a doutrina do Sr. Caboclo das Sete Encruzilhadas (que sigo de todo coração), pretendo sim através de prosas amigáveis, ampliar conhecimentos por pesquisas, sobre mais do possível universo de crenças e religiões que influenciaram e influenciam a Umbanda que hoje vemos espalhar-se pelo Brasil e pelo mundo, como um raio de sol dissipando a escuridão, já que, os que a conhecem verdadeiramente, tanto no berço fornecido pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas como em sua multiplicidade atual, percebem claramente outras fortes influências por ele não preconizadas.

Como filho espiritual de uma Preta Velha que ensinou a ter caráter e andar com suas próprias pernas, não me permito ser desleal com o que acredito e pratico, me permito sim, fazer da dúvida sobre o que me é dito um instrumento de crescimento.

Eu ainda acredito que os umbandistas gostem e queiram aprofundar seus conhecimentos e usar destes para refletir sobre o que escutam e falam. A Umbanda ensina as pessoas a serem livres. À todos que também acreditam, nossa fraterna gratidão.

O Espaço Aberto para Estudos da Umbanda é para todos que acreditam que o diálogo, a troca de idéias e o respeito à pessoa estão acima das diferenças doutrinarias e dos personalismos. Como aliás, foi o exemplo deixado de toda a vida do Sr. Zélio Fernandino de Morais.

Venha participar conosco, crescendo o umbandista, cresce a Umbanda. "Ô Deixa a Umbanda melhorar, filho de pemba! Deixa a Umbanda melhorar!"

Paz e Luz!

2 comentários:

João Carlos disse...

(Você ainda vai se arrepender te ter me convidado... :D )

Edenilson Francisco disse...

Deus nos ouça! Deus nos ouça! Memso prq, besteira pouca é bobagem.