quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O que um aquário tem a nos ensinar?

Olá! Alguns Amigos com sua maravilhosa irônia e humor negro dirão que logo logo a notícia que fui em definitivo para as fileiras dos franciscanos não será surpresa, rsrsrsrsrs.

Eu os amo por isso mesmo, são o que são e dizem o que sentem sem dissimular e sem intermediários. Eu aprendi a conheço-los e eles a mim.

Nos permitimos abrir nossos corações e a troca foi recíproca, sem isso como dizer que há amor fraterno?

Onde não existe coração disposto a se abrir não pode haver amor, seja que modo se manifeste...

Expressões como; não gostei, não entendi, a impressão que tive, com olho no olho, jogo aberto, fazem parte de suas condutas.

Amizade verdadeira que diz o que me disse Rosana: "Olha, me parece que vc guarda uma mágoa por não ter tido seu esforço reconhecido", me fazem refletir sobre o quanto ainda tenho a caminhar para transpor minhas fraquezas e deficiências.

Minha resposta foi: "Não, não busquei reconhecimento do que fiz, mas é possível tê-lo desejado pelo quanto meu coração acreditou ter demonstrado que queria amar (e transformar as coisas) e não recebeu o retorno esperado"

Claro que o nível de expectativa ou imaturidade influem no modo como isto se dá dentro de nós.

Como sempre, o tempo senhor da razão e seu grande hierofante, é quem vem nos mostrar se aquela pepita que tanto nos deixamos cegar pelo brilho era mesmo de ouro.

O tempo nos diz se fomos ou não tolos em nossas escolhas, como agiremos a partir aí é que nos dirá se amadurecemos. Lição só é lição para que se dispõe a enxergar-se e reconhecer suas deficiências e nisto promover suas potencialidades, claro!!!! Não somos o resultado de nossos erros, mas muito mais de nossos desejos, que podem muitas vezes não terem suas manifestações concretizadas no modo mais correto ou compreensível, até para nós mesmos.

Não somos pelas escolhas feitas, o boneco de malhação onde devemos ser apedrejados pela culpa, mea culpa, minha tão grande culpa.

Somos o que queremos ser na construção a partir de cada escolha que fazemos, a cada momento, como tudo aquilo que desejamos dentro de nosso coração. Eis por que é tão importante cuidar do que aí vai!

Cuidemos do que vai em nossos corações, pois é a partir dele que nasçem os sonhos e os desejos de lindos mundos tal e qual um belo aquário, bem cuidado e constantemente examinado, pois caso contrário, este se tornará um foco de doenças e ilusões.

Às vezes é preferível e necessário ser o cascudo, feio e que ninguém nota, salvo se o aquário começar a ficar escuro demais, e aí muitos até mesmo não compreendem seu trabalho e o criticam, a aplaudir o belo e inconsequente ornamental que só quer ser admirado, admirado, admirado.

Dedico estes escritos à todos os cascudos que já conheci um dia e conheço hoje, em especial, cascudos que são por muitos considerados feios, rudes, ásperos, sem utilidade comunitária já que insistem em demonstrar que há lodo e que não aplaudem (já que suas barbatanas e cérebros não forma feitos prá isso mesmo! rsrsrsrsrs) todo e qualquer novo movimento ornamental para a boa apresentação ornamental da Umbanda a sociedade, igualmente ornamental.

"O que um aquário tem a nos ensinar?"

Artigo Professor Falcão

http://www.franciscanosnaprovidencia.org.br/ver_artigo.php?codigo_artigo=97

"Certo dia observando um pequeno aquário que tenho em casa, estou eu lá contemplando a beleza dos peixes ornamentais, com suas mais variadas tonalidades de cores, eles me olham e chegam até me enfeitiçar com seu lindo nado e sua exuberante beleza, mas para meu espanto estou com os olhos fixos num cascudo no fundo de aquário, imóvel, feio que dói, um peixe rude, áspero, sem nenhuma beleza que possa me encantar, mas não sei o porquê eu estou lhe admirando.

Todos nós sabemos qual é a finalidade de se colocar um cascudo no aquário, o pobre coitado tem a difícil missão de limpar o quê os lindos peixes sujam, além de não deixar que o lodo tome conta do ambiente. Confesso que nunca havia olhado para o cascudo como naquele dia, sempre passou despercebido aos meus olhos, imagine você que eu nunca havia valorizado sua nobre missão de limpar as impurezas que os outros lançam.

Penso que no nosso mundo, onde valoriza-se muito o externo, as aparências, a beleza que faz mal, o feitiço fácil, faltam pessoas “cascudos”, pessoas que deixem nosso ambiente mais puro e limpo materialmente e o nosso meio ambiente agradece, mas deixa nossa sociedade mais limpa espiritualmente, pessoas que vão limpando as invejas, os ódios, as vinganças, o mal causado aos outros, o alcoolismo, as drogas, a violência , as separações dos casais, ao adultério.

Quantos de nós não temos lançado dejetos na vida dos outros, e também na nossa vida, invadimos a vida dos outros sem pedir permissão, e abrimos as portas também para que as pessoas depositem em nós , óvulos da maldade, e esses óvulos quando eclodirem no “aquário”, vocês não tem a idéia dessa contaminação, torna-se um ambiente sujo, solitário, onde o egoísmo e o pecado vão se disseminando sem controle algum.

Quantas pessoas são como esses lindos peixes dos aquários, nadam de um lado para outro, sem direção, perdidas nas suas próprias vaidades, e vão deixando o relativismo tomar conta de seus corações, esse que tem causado tanto mal a nossa Igreja, onde tudo pode, tudo é permitido, tudo depende do ponto da relatividade, e onde impera o relativismo o “lodo” vai tirando nossa visão desse lindo “aquário”, que numa linda metáfora aqui vou chamar de vida.

Jesus via além das aparências, Jesus sabia que junto às rosas vem o espinho, mas não desistia de cuidar desse jardim. O relativismo vai contra a Palavra de Deus, que é absoluta, não existe meio termo, a palavra de Deus muitas vezes fere, mas muitas vezes a sangria se faz necessária.

Sem o cascudo o lodo toma conta do aquário, passado algum tempo, não conseguimos nem nos ver, nem ser visto por ninguém, as máscaras se tornam insuportáveis, pois depois de algum tempo, acabam tomando o formato do nosso rosto, e chega um certo momento em que nós não sabemos mais quem somos, perdemos nosso essência.

Jesus olhava além dessa beleza exterior encantadora, Jesus queria saber da missão, de tornar esse mundo mais limpo, justo e igualitário.

Observe que o cascudo se fixa a um local, enquanto a missão não termina ele não sai dali, sabe por onde anda, sabe onde precisa socorrer primeiro, onde o lodo irá aparecer primeiro , é um estrategista, guiado pela solidariedade que brota em seu coração. A grande definição para desequilibro emocional é a pessoa que saiu do eixo, anda para lá para cá e não se encontra, anda com a única finalidade de enfeitiçar, de vender a imagem, até tem presa em suas “nadadeiras”,uma placa dizendo: - Deixe-se enfeitiçar!

Isso nos mostra e deixa claro que pessoas “peixes ornamentais” estão descompromissadas da missão de um “aquário” melhor, enquanto as pessoas que aceitam sua missão de “cascudos”, não desistem da sua árdua tarefa, de termos um mundo melhor. Eles pode até não ser belo aos olhos do mundo, mas é belíssimo aos olhos do Criador."


Francisco de Assis foi e continua sendo um grande cascudo perante a nossa sociedade e a nossa própria hipocrisia, diante de tanto amor estéril.

À vc Pai Francisco, meu beijo e abraço fraternos, tua luz nos guie hoje e sempre em direção à Jesus!


Nenhum comentário: