segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Umbanda, contagem regressiva: 101, 100, 99.......1908

Como estamos, ao menos nós umbandistas, na semana que nos aproxima da data considerada oficial do surgimento da Umbanda no plano terreno, julgo importante reavivar textos e considerações que, ao menos assim valorizo, nos aproximam muito mais do que foi proposto do que o querem nos fazer acreditar com tergiversações para bovino cair nos braços de Morpheus.

Basta um tanto de boa vontade e discernimento, além é claro da famosa auto-crítica...

Estes são trechos pinçados das fitas de aúdio das entrevistas que o Sr. Zélio de Moares e o Sr. Caboclo das Sete Encruzilhadas feitas pela jornalista Lilian Ribeiro da TULEF e que até o momento foram disponibilizadas no excelente blog de Pai Solano e Mãe Maria, Meus Respeitos!

A íntegra dos textos pode ser encontrada em:

http://wwwcasabrancadeoxala.blogspot.com/

"Zélio de Moraes, beirando os 80 anos, conserva uma vibração poderosa, difícil de ser igualada pêlos jovens médiuns de hoje.

Sua figura miúda, simples, a vivacidade do seu olhar do mundo, a humildade com que verá tampado as passadas, escusando-se entrar em pormenores de alguém extraordinário presenciado por diversos umbandistas e por estes confirmado, a figura de Zélio, desperta o mais profundo respeito e um carinho imenso por este homem destituído de vaidade, mas senhor de uma inteligência e de uma sensibilidade fora do comum, que abandonou a carreira que se iniciava, a Marinha, e não chegou a conhecer as distrações comuns da juventude do seu tempo, para se dedicar totalmente a missão de caridade, para a qual fora escolhido acompanhado sempre pela esposa Isabel, trabalhando apenas para prover o sustento da família.

Zélio nunca aceitou retribuição nos seus trabalhos de cura e caridade."

"no dia 15 de novembro de 1908, quando o Caboclo das 7 Encruzilhadas anunciou a fundação de uma Tenda Espírita de Caboclos e Pretos Velhos, que eram recusados nas mesas kardecistas e teriam oportunidade de trabalhar no cumprimento de sua missão espiritual."

"
Faz várias considerações sobre as previsões que ele fez, de tudo que se passou neste meio século e recomenda, qualquer religião é uma boa religião, desde que lhe permita, desejar ao próximo o que se deseja para si mesmo, cumprir os mandamentos da Lei de Deus, e ser perfeito em qualquer religião, mas principalmente na religião Espírita, para que o médium possa ser um instrumento que possa ser utilizado."

"A Umbanda, (continua o Caboclo da 7 Encruzilhadas), tem progredido e vai progredir, é preciso haver sinceridade na Umbanda, este amor de irmão para irmão, porque eu sempre preveni aos companheiros de muitos anos, a vil moeda vai atrapalhar os médiuns de umbanda, haverá médiuns que vão se vender e que vão ser mais tarde expulsos, como Jesus expulsou os vendilhões do Templo. O perigo do médium homem é a consulente mulher, e da médium mulher é o consulente homem, é preciso estar sempre de prevenção porque os próprios obsessores que atacam as nossas casas, fazem que toque alguma coisa no coração da mulher que fala para o chefe do terreiro, como faz atacar o coração do homem que fala a mãe de santo do terreiro.

É preciso ter muito cuidado, haver moral, para que a Umbanda progrida e seja sempre uma Umbanda de humildade, amor e caridade."

"
A lembrança que Jesus veio ao planeta Terra na humilde manjedoura não foi por acaso, foi porque o Pai assim o quis, determinou, porque podia ter procurado uma casa de um potentado daquela época, foi escolher aquela que seria a mãe de Jesus, o espírito que vinha traçar a humildade, os seus passos, para ter paz, saúde e felicidade."

"Porque era descalço e de branco, podia ser rico, mas andava assim
É uma verdade absoluta, aqui não era general nem operário.
A matança de bicho, não se matava bicho não tem tambor não tem coisa nenhuma, essa é a nossa umbanda de humildade, amor e caridade"


"Escuta meu filho, o Sr. é mediqueiro?
Ele disse: sou
Então espera ai que o caboclo vai mudar de roupa e já volta pra falar contigo.
Abaixou, foi lá, sacudiu, sacudiu, levantou, disse: Agora vamos conversar meu irmão, porque quando eu fui vivo e fui médico como tu
, e deu um show para este homem"

"E o que eu gastei, perdi casas, por isto eu estou dizendo, hoje todo mundo é médium, e todo mundo, o que piora nos médiuns é a vaidade, o caboclo é o mais humilde dos espíritos que baixa planeta terra. Humildade, amor e caridade, de branco, descalço e assim, mas hoje pra ter um terreiro precisa vestir de encarnado, de verde, de amarelo."

"Não é só isso Sr Zélio, o que está acontecendo também aqui no Rio de Janeiro, olha que eu vim transferido do Pará pata cá em 1964, eu levei tais anos procurando um terreiro pra eu ir trabalhar, tais anos, todo terreiro que eu ia, eu olhava, quando não me cobravam tinham atabaque, tinha uma série de coisas que eu nunca, aquilo me fazia mal inclusive, não estou habituado a isto então eu não aceitava, e não aceitava"

"Estamos vivendo no Rio de Janeiro também uma espécie de Piracema de terreiro, todo camarada que sacode a cabeça acha que já está em condições de abrir um terreiro e sai pra trabalhar fazendo bobagem por ai a fora."

"(Zélio) Ninguém sabe a responsabilidade de ser presidente de uma nova tenda
e ter tenda, porque a nossa tenda tem muitos sócios, porque nos gastamos só de prédio 1 milhão, é preciso ter muito sócio, mas este mês minha filha puxou 334 contos pra completar a despesa da tenda, já viu que não é brincadeira, né? Agora, .......................... porque nao se aceita nada, se o sr. precisar de um ponto de pólvora, nos damos a pólvora, o Sr. é sócio, paga como sócio o que ela fez foi .......................................................

De modos que isto tudo é dificil nao é?"


"Meus queridos irmãos, neste momento, vindo do espaço, permitam que neste estudo para amenizar sofrimentos dos que estão na terra, encarcerados em seus corpos, estou satisfeito porque tem gente que é feliz, porque todos vocês vem me ajudando na obra que tomei a missão, no espaço, de implantar, a Umbanda de humildade, amor, e caridade, aproveitei um jovem moço em meio daqueles senhores, velhos kardecistas.

Tomei a missão e vejo neste instante grande representação, não estão todas porque por este Brasil a fora, criei Tendas de Umbanda construtivas, sadia, com moral e dando de graça o que de graça se recebe."

"E venho encontrando e dando força aos dirigentes destas Tendas, e aos médiuns, para que esta Tenda possa sempre ser grande e ser o espelho das outras Tendas, porque meus irmãos, infelizmente, o nosso irmão Floriano que está ao meu lado sabe perfeitamente disto, só desejava encontrar de branco, com roupas de pouco custo, nada de seda, nada de cores que pudessem ficar triste ou conter a mortalha na vestimenta. A Umbanda de humildade, amor e caridade, é esta que se prática em nossa Tenda, Tenda de Nossa Senhora da Piedade.

Meus irmãos, as outras Tendas nepotistas, podem fazer aquilo que bem desejarem, poderão fazer o que quiserem, mas eu posso garantir uma coisa, o meu aparelho nunca aceitou a vil moeda em troca de uma cura ou de um feito, porque a vil moeda só serve para atrapalhar o homem ou mulher que é médium, E vocês sabem perfeitamente que existem Tendas que aceitam."


"Por isso meus irmãos, que vocês possam fazer a caridade, possam receber de Deus sua misericórdia e que todo médium tome fazer o bem, curar com suas mãos, com sua reza, andando numa linha reta, numa consciência pura e limpa, e não reverter a vil moeda, enfim, olhar para o seu semelhante como se fosse um verdadeiro irmão, com este amor de irmão para irmão."

"Você feche os olhos para a casa de seus vizinhos, feche a boca para não se virar contra quem quer que seja, não julgue para não ser julgado, pense em Deus que a paz encontrará em sua casa.”

"Faça do evangelho e tomando por ensinamento as minhas palavras a nossa Tenda começou a seguir o seu ritmo, aquele que eu desejava."

"
Com paz, saúde e felicidade, com humildade, amor e caridade, sou e serei sempre o humilde Caboclo da 7 Encruzilhadas."


Quem quiser e puder e tiver olhos para ver, ouvidos para ouvir, consciência para examinar, que bom!


Paz e Luz!

Nenhum comentário: