quarta-feira, 14 de julho de 2010

Enquanto a festa da vida permitir, celebre!

Temos visto tantas atrocidades diárias perto de nós  ou distantes, tantas notícias tristes e degradantes produzidas por  aquele que se julga o supra-sumo da criação divina, que com algum custo, se não estivermos atentos, deixamos pesar em nosso peito o desalento, o  amargor, o rancor, o ódio e tantos outros sentimentos negativos. Mas quer gostem, compreendam, aceitem, menosprezem, desvirtuem ou não, eu quero cantar e celebrar à Vida!!!

Não tenho como quantificar ou medir a dor de quem "perdeu" alguém querido, sofreu algum tipo de agressão, perdeu um amor, não foi compreendido ou não compreendeu, deixou de aproveitar uma oportunidade de pedir perdão ou reconhecer um erro. 

Faço ideia a partir da dor que sinto, afinal sou também humano, um espírito vivendo uma experiência humana, isto nos aproxima à todos, ou ainda, é o motivo de tanto distanciamento.

Vi o vídeo abaixo hoje no final do dia no blog Kibe Loco, quando cheguei em casa  após minha jornada de trabalho e me levou as lágrimas, mas muito mais a  um enorme sentimento de gratidão pela Vida. Deixo o texto traduzido explicando o que motivou a feitura do mesmo aqueles que se identificando, sintam ainda mais esta gratidão.

I Will Survive: Dancing Auschwitz 


Esta dança é um tributo à  tenacidade do espírito humano e uma celebração da vida. É uma afirmação que o homem pode triunfar sobre a escuridão da circunstância e ainda se esforçar para encontrar a beleza e paz. Da mesma forma, cada um de nós tem de enfrentar o adversário de nossas próprias vidas e descobrir o espírito "para sobreviver."

Ao fazer este vídeo, a minha intenção era apresentar uma nova perspectiva para as gerações mais
jovens, que muitas vezes se tornam insensíveis aos horrores do Holocausto.

Espero que 'Dancing Auschwitz "permitirá que a memória histórica para viver, para que as
lições do passado será sempre lembrado.

Tanto a minha mãe e pai, bem como ser a minha inspiração, têm sido o meu apoio ao longo deste
projeto. Às vezes, quando me senti desafiada por sua adequação, eles me lembraram que "eles vieram das cinzas, agora eles dançam!"



Apesar de você - Chico Buarque

Amanhã vai ser outro dia x 3
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

Apesar de você
amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,
La, laiá, la laiá, la laiá

Nenhum comentário: